fbpx


Suco em excesso pode levar ao desenvolvimento de asma na criança, diz estudo

Postado em 26 de setembro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

A alta ingestão de bebidas ricas em frutose parece estar relacionada à maior incidência da doença na primeira infância

Mesmo o consumo de sucos naturais merece atenção | Imagem: Freepik

A asma é uma doença respiratória que, segundo dados do Ministério da Saúde, atinge aproximadamente 6,4 milhões de brasileiros. E os cuidados com sua prevenção devem ocorrer desde a infância, em especial no que diz respeito a alimentação e nutrição dos pequenos.

Um estudo publicado pelo Nutrition Journal avaliou o excesso de ingestão da frutose (também chamada de açúcar das frutas) e se ela estaria associada com um risco maior de asma na infância.

Para isso, eles acompanharam crianças do nascimento até os 30 meses de idade por meio de avaliações. Foram feitos questionários sobre hábitos alimentares e consumo de bebidas ricas em frutose, como sucos de frutas, refrigerantes, bebidas esportivas e bebidas à base de frutas. A frequência com que esses líquidos eram ingeridos também foi questionada.

Cuidado com os excessos

A bebida mais consumida entre as crianças pesquisadas foi o suco 100% fruta (23,3% das crianças) mais de uma vez ao dia, enquanto refrigerantes/bebidas esportivas/bebidas à base de frutas foram consumidos por 6,2% destas com a mesma frequência.

Pela análise, os autores puderam concluir que o excesso de ingestão dessas bebidas ricas em frutose livre pareceu estar relacionado com a ocorrência de asma em crianças na primeira infância. Por isso, é preciso ter cuidado para não exagerar no consumo desses alimentos ricos em frutose e consultar um nutricionista ou pediatra para receber as orientações individuais para a saúde do pequeno.

Assista também: 5 alimentos que toda criança deve comer

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

DeChristopher LR & Tucker KL. Excess free fructose, apple juice, high fructose corn syrup and childhood asthma risk – the National Children’s Study. Nutr J. 2020.

Assine nossa newsletter: