fbpx


Idosos precisam de mais vitamina C pela saúde dos músculos

Postado em 6 de fevereiro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Nutriente pode evitar doenças como a sarcopenia

Ela contribui com a imunidade, ajuda a formar os vasos sanguíneos e facilita a absorção de ferro no organismo. Provavelmente você já ouviu falar de todos esses benefícios da poderosa vitamina C, que pode ser encontrada em vegetais e frutas como brócolis, acerola, laranja e pimentões. Mas mais do que contar com ela quando for acometido por uma gripe, vale saber que o nutriente também pode ser um aliado dos músculos, especialmente para os idosos. A seguir, veja o que uma pesquisa publicada no periódico The Journal of Nutrition sobre o assunto revelou.

Idoso caminhando na orla da praia

Imagem: Freepik

Grupo de risco

Os cientistas optaram por estudar a ação da vitamina C na saúde muscular dos idosos já que, com o passar dos anos, nosso corpo sofre naturalmente com a perda de massa muscular esquelética. E esse processo pode desencadear doenças como sarcopenia e diabetes tipo 2, além de levar a deficiência física, fragilidade ou até mesmo a morte.

Vitamina C é aliada dos idosos

A boa notícia diante desse cenário é que o estudo mostrou que a vitamina C tem relevância fisiológica para o músculo esquelético e pode protegê-lo durante o envelhecimento. Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores acompanharam os resultados de mais de 13 mil pacientes com idades entre 42 e 82 anos que consumiram fontes de vitamina C na dieta.

Como resultado, os pesquisadores identificaram associações positivas entre a vitamina C proveniente da alimentação com medidas de massa muscular esquelética, tanto em homens quanto em mulheres, em todas as faixas etárias analisadas. Os cientistas sugerem ainda que a ingestão de vitamina C na dieta pode ser útil para reduzir a perda muscular relacionada à idade.

Vale ressaltar que o uso da vitamina C deve estar associado a hábitos alimentares saudáveis e consumo adequado de proteínas, porque ela funciona como um “ingrediente” da construção muscular.

Gostou da notícia? Então veja a seguir fontes de vitamina C para inserir o nutriente na alimentação:

Infográfico de frutas com mais vitamina C

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Lucy L. et al. Lower Dietary and Circulating Vitamin C in Middle- and Older-Aged Men and Women Are Associated with Lower Estimated Skeletal Muscle Mass. The Journal of Nutrition, 2020.

Assine nossa newsletter: