Ícone do site Nutritotal Para todos

Alimentos funcionais contra varizes

alimentos contra varizes

Foto: shutterstock.com

As varizes são, além de um incômodo estético, uma doença vascular que pode afetar significativamente a qualidade de vida de quem as possui.  E, mesmo que existam diversos procedimentos para o tratamento delas, saiba que também é possível usar os alimentos contra varizes.

O primeiro passo para o tratamento das varizes é a mudança de estilo de vida, o que inclui a alimentação. A alimentação é fundamental para manter e melhorar a saúde humana e pode promover o tratamento e a prevenção de complicações como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

Foto: shutterstock.com

Prevenindo as varizes com a alimentação

As varizes são causadas por um refluxo venoso nas veias superficiais dos membros inferiores, podem provocar dor e inchaço e são observadas principalmente nas mulheres e em menor proporção nos homens. Segundo estudos, existem alimentos contra varizes que, se consumidos em porções adequadas, podem diminuir o risco delas aparecerem.

Descubra quais são a seguir:

Soja

A soja e seus derivados, como tofu, leite de soja e proteína de soja, são fonte de nutrientes essenciais, contêm proteínas de alta qualidade, gorduras boas, vitaminas, minerais, fibras e vários compostos bioativos, incluindo isoflavonas, saponinas, fitoesteróis, lignanas e ácido fítico.

Todo esse potencial nutricional parece contribuir com a saúde cardiovascular. Existem evidências, por exemplo, que o composto isoflavona da soja pode aumentar a função endotelial, melhorando a circulação sanguínea, o que pode prevenir as varizes.

Ovos

Assim como a soja, os ovos também são fonte de proteínas e pesquisas sugerem que proteínas de alta qualidade podem ter um efeito protetor na ocorrência de doenças cardiovasculares. O consumo de ovos foi associado à melhora da função vascular, o que pode trazer consequências positivas contra as varizes.

Mas, os pesquisadores reforçam que os resultados benéficos foram observados quando havia ingestão de ovos de 1 a 3 dias/semana, ou seja, com moderação e que comer frituras aumenta o risco de doenças cardiovasculares, logo, o ovo frito deve ser evitado.

Frutas, legumes, verduras, sementes e alimentos integrais

Esse enorme conjunto de possibilidades de alimentos possui um nutriente especial em comum: as fibras. Pesquisadores afirmam que uma dieta pobre em fibras predispõe à constipação e aumento do esforço abdominal, aumentando o risco de hipertensão venosa.

A hipertensão venosa está ligada ao aparecimento das varizes, por isso, é importante consumir esses alimentos para um melhor trânsito intestinal e prevenção da saúde vascular.

Outras medidas de cuidado

Para prevenir as varizes, pesquisadores afirmam que também é essencial controlar o ganho de peso e não fumar, pois esses são fatores relacionados à maior incidência de casos de varizes, já que afetam a saúde cardiovascular e a circulação sanguínea.

Outro fator encontrado pelos pesquisadores que se associa às varizes é o alto nível de ferro na corrente sanguínea. Eles recomendam ficar atento a esse nutriente nos exames de sangue e buscar um equilíbrio no consumo de alimentos que contenham ferro.

Ademais, é importante manter uma alimentação saudável como um todo, dar preferência a alimentos menos processados como a comida feita em casa e evitar o consumo de ultraprocessados que são ricos em sódio e gordura, ingredientes que, em excesso, podem prejudicar a sua saúde cardiovascular.

E, apesar da predisposição das mulheres em relação aos homens quando o assunto é varizes, é válido reforçar que os cuidados preventivos podem contribuir bastante com a redução do aparecimento dessa e de outras doenças. Tanto as mulheres quanto os homens devem fazer um acompanhamento periódico com profissionais de saúde e buscar manter uma alimentação saudável e equilibrada para conquistar mais qualidade de vida.

Quer saber mais sobre saúde vascular? Esses conteúdos podem ser do seu interesse:

Referências

ÇOBAN, Pelin Tuncer; DIRIMEŞE, Elif. Evaluation of quality of life after minimally invasive varicose vein treatment. Turkish Journal of Thoracic and Cardiovascular Surgery, v. 27, n. 1, p. 49, 2019.

GHOSH, Shantonu Kumar; AL MAMUN, Abdullah; MAJUMDER, Alpana. Clinical Presentation of Varicose Veins. Indian Journal of Surgery, v. 85, n. Suppl 1, p. 7-14, 2023.

HE, Jing et al. Dietary Effects on Chronic Venous Disease. Annals of Vascular Surgery, v. 88, p. 257-267, 2023.

WHITELEY, Mark Steven. Current best practice in the management of varicose veins. Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology, p. 567-583, 2022.

YUAN, Shuai et al. Cardiometabolic, lifestyle, and nutritional factors in relation to varicose veins: a Mendelian randomization study. Journal of the American Heart Association, v. 10, n. 21, p. e022286, 2021.

Sair da versão mobile