fbpx

Afinal, suco de beterraba é bom para baixar a pressão alta?

Postado em 8 de janeiro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Veja como a bebida pode ter relação com a redução no risco de hipertensão

Entre os ingredientes que mais têm provado sua versatilidade na cozinha está a beterraba. O legume de sabor adocicado, aos poucos, foi deixando de ter participação exclusiva na salada para conquistar outros preparos. Hoje, há quem o utilize até mesmo em sobremesas, como bolos e tortas. Além da sua doçura, o que chama a atenção dos chefs de plantão é o tom característico do legume, que pode render cor aos pratos e inclusive servir como corante natural. Por esses motivos, também, o suco de beterraba tem se popularizado. Esse preparo, em particular, pode ter ainda mais razões para ser consumido: ele tem despertado até mesmo o interesse da ciência, que aponta que ele pode reduzir a pressão alta.

Suco de beterraba

Imagem: Freepik

A descoberta foi feita por cientistas da Tanzânia, na África, e publicada no periódico The Journal of Nutrition. Para o estudo, os pesquisadores selecionaram 47 participantes com idades entre 50 e 70 anos que foram divididos em três grupos: um que consumiu suco de beterraba com alto teor de nitratos e ácido fólico, outro que ingeriu o suco com nitrato e placebo e o terceiro que tomou um suco pobre em nitratos e com placebo.

Suco de beterraba x pressão alta: um gole de saúde

O grupo que consumiu a bebida rica em nitratos apresentou melhora nos níveis de hipertensão a longo prazo. Com isso, os cientistas acreditam que a mistura do suco de beterraba com esses nutrientes pode ser benéfica para reduzir a pressão arterial.

Além disso, o consumo também mostrou outro resultado: a diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Porém, mais estudos são necessários para entender a relação, especialmente do suco de beterraba sem a adição de nitratos e ácido fólico.

Assista também: Aconteceu comigo – como a alimentação me ajudou com a pressão alta

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Mario S. et al. Nitrate-Rich Beetroot Juice Reduces Blood Pressure in Tanzanian Adults with Elevated Blood Pressure: A Double-Blind Randomized Controlled Feasibility Trial. The Journal of Nutrition, 2020.

Leia também



Assine nossa newsletter: