3 vantagens (e 1 desvantagem!) de preparar os alimentos na air fryer

Postado em 12 de fevereiro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Fritadeira a ar pode ser mais versátil e saudável para refeições diárias

Cobiçada por quem busca praticidade na cozinha, as fritadeiras sem óleo (também chamadas de air fryer) utilizam um método de fritura por meio do ar para preparar alimentos rapidamente e com menos gordura. Mas será que, na prática, o método é mesmo mais saudável? Antes de se decidir pelo equipamento, vale saber mais sobre ele e conhecer suas reais vantagens. E, também, é importante saber que nem somente benefícios ele oferece. A seguir, veja os prós e contras dessa invenção culinária.

Quais as vantagens da air fryer?

Vamos começar pelos benefícios. Para ajudar a desvendar o valor da air fryer em termos nutricionais, convidamos a nutricionista Cristiane Verotti, que elencou suas utilidades a seguir:

Moça preparando alimentos na air fryer e aproveitando as vantagens do equipamento

Imagem: Freepik

Reduz as gorduras

Segundo Cristiane, entre as principais vantagens da air fryer está sua capacidade de reduzir significativamente a quantidade de gordura ao preparar alimentos. Um estudo publicado no Journal of Food Science comparou as características de dois frangos: um frito em óleo convencional e outro na air fryer. Como resultado, o segundo continha bem menos gorduras e oleosidade, mas manteve o sabor, textura e aparência comparado ao primeiro.

Dá para criar pratos incríveis

A nutricionista diz ainda que a fritadeira a ar não fornece riscos à saúde se bem utilizada, e, com um pouco de criatividade, dá para fazer pratos maravilhosos. É possível criar massas como pães e lasanhas, refeições como escondidinho e cogumelos recheados e até acompanhamentos como legumes.

Dica para acertar o sal

Um dos problemas de se preparar alimentos sem nada de óleo é que não conseguimos adicionar sal. Por isso, Cris sugere uma dica preciosa ao preparar batatas, mandioca ou mandioquinha. “Devemos dar uma pré-cozida com sal antes de colocar na air fryer. Dessa forma, além do alimento pegar sal, ele ficará com uma casquinha crocante por fora e com uma textura macia por dentro. Teste e confira você mesmo”, recomenda.

Desvantagem: nem toda escolha é nutritiva!

Se tem uma desvantagem no uso da fritadeira sem óleo é a escolha do alimento que você vai preparar nela. De acordo com a nutricionista, muitas vezes as pessoas utilizam alimentos congelados e superprocessados no aparelho, e aí a coisa complica. “Alimentos congelados possuem muitas vezes uma grande quantidade de gordura trans e devem ser evitados, independentemente do método usado para cocção ou fritura”, alerta.

Para aproveitar todas as vantagens da sua air fryer

Decidiu pela compra do equipamento? Então lembre-se de utilizá-lo a favor da sua saúde, ou seja, para preparar alimentos nutritivos e que componham uma refeição equilibrada. Bom proveito!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Cristiane Verotti é nutricionista especializada em nutrição clínica e esportiva, mestre pelo departamento de gastroenterologia da FMUSP e membro titular da BRASPEN. É também colunista convidada do Nutritotal Público Geral. Instagram: @verotti.

Maria del R. et al. A comparative study of the characteristics of French fries produced by deep fat frying and air frying. J Food Sci., 2015.

 

Assine nossa newsletter: