Receita pode incentivar crianças a experimentarem novos alimentos
Agradar o paladar das crianças utilizando ingredientes saudáveis pode não ser uma tarefa tão fácil para muitos pais. Incluir na alimentação legumes, verduras e frutas enquanto os pequenos pedem doces, frituras e salgadinhos às vezes é um verdadeiro desafio! Para fazer a criançada experimentar novos sabores, a dica está na criatividade. Um exemplo divertido é mudar a cor dos alimentos. Você sabia, por exemplo, que dá para preparar um bolo rosa de liquidificador utilizando um ingrediente aliado da saúde?
O segredo é usar corantes naturais. Esta pode ser uma técnica infalível! Veja algumas opções:
A beterraba, além do tom roxo, pode trazer uma coloração cor-de-rosa ao prato. Então, para o seu bolo rosa de liquidificador, o legume nutritivo (conheça seus benefícios no final do post) é a matéria-prima. Veja como fazer essa sobremesa:
Bolo rosa de liquidificador
A receita é das nutricionistas Jacira dos Santos e Nóris Borba dos Reis, da Associação Brasileira de Nutrição, e foi publicada no livro digital Receitas Práticas e Saudáveis, feito pela instituição:
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 8 pedaços
Ingredientes:
- 1 xíc. (chá) de suco de laranja
- 4 xíc. (chá) beterraba picada – cozida ou crua
- 3 ovos
- ¾ xíc. (chá) óleo
- 3 xíc. (chá) farinha de trigo (pode ser integral)
- 2 xíc. (chá) açúcar
- 1 col. (sopa) fermento em pó
Modo de preparo:
- Junte o suco de laranja e as beterrabas e bata no liquidificador. Reserve.
- À parte, bata as gemas dos ovos e o óleo. Acrescente aos poucos o suco batido.
- Adicione a farinha de trigo. Por último, coloque as claras – que devem ser batidas em neve com o açúcar – e o fermento.
- Asse em forno médio e sirva.
Rica em nitratos
A ingestão de beterraba, segundo a ciência, pode ajudar no fornecimento natural de óxido nítrico no organismo, responsável por prevenir doenças e condições de saúde como a hipertensão, por exemplo.
Além disso, a raiz também pode ser usada como um tratamento terapêutico promissor no combate ao estresse oxidativo e à inflamação. Isso graças à sua principal substância, a betalaína, que além de dar a pigmentação avermelhada, apresenta uma potente atividade antioxidante e anti-inflamatória.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências bibliográficas:
Receitas práticas e saudáveis. Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), 2020.
Tom C. et al. The Potential Benefits of Red Beetroot Supplementation in Health and Disease. Nutrients, 2015.