Com uma troca simples na receita tradicional você ganha ainda mais nutrientes
Tem dias em que não há nada melhor do que uma xícara de café acompanhada de um bolo de fubá fofinho no lanche da tarde. E se você pensa que, só por conta da dieta, não dá para aproveitar essa delícia, saiba que com uma troca simples dos ingredientes, você pode adaptar o bolo para uma refeição mais nutritiva.
Por ser um alimento de fácil acesso, o fubá costuma ser fortificado com ferro. Segundo um estudo feito pela Kansas State University, essa fortificação acontece em alimentos com amplo alcance na população em geral para evitar a desnutrição por micronutrientes, como o ferro. Trata-se então de uma abordagem econômica efetiva.
Mesmo assim, o estudo faz questão de ressaltar que a farinha de milho ou o fubá, apesar de serem fontes de nutrientes, são claramente ingredientes com baixo teor de gordura e de fibras quando comparados ao milho inteiro ou à farinha de milho integral.
Alívio para celíacos
A nutricionista Beatriz Valverde ressalta que um dos maiores benefícios do uso do fubá, seja na forma do bolo ou em outros acompanhamentos, está no fato de ele não conter glúten e, portanto, celíacos podem consumi-lo sem medo.
“Os benefícios do fubá incluem o fato de ele ser um ingrediente acessível e barato, e é bom para pessoas abaixo do peso, pois possui alto valor energético”, destaca a nutricionista.
A seguir, ela ensina como fazer bolo de fubá, mas em uma receita mais nutritiva para você testar na sua casa, confira.
Como fazer bolo de fubá
Bolo de fubá sem glúten
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Ingredientes
- 1 xíc. (chá) de farinha integral (sem glúten)
- 1 xíc. (chá) de fubá
- 1 xíc. (chá) de leite desnatado
- 1 col. (sopa) de óleo de coco
- 1/3 de xíc. (chá) de açúcar demerara
- 1 col. (sopa) de fermento
Modo de preparo
- Bata no liquidificador todos os ingredientes, deixando por último o fermento.
- Asse a mistura em uma forma untada por 40 minutos, em um forno pré-aquecido a 180 ºC.
- Se quiser incrementar o sabor do seu bolo, acrescente erva-doce à mistura. Fica uma delícia!
Vale destacar que o bolo deve ser consumido com moderação, pois não deixa de ser uma preparação calórica, mesmo com as substituições propostas.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Beatriz Valverde é nutricionista clínica, pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, tem dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.
Gwirtz J. et al. Processing maize flour and corn meal food products. Kansas State University, 2014.