Não importa a frequência na academia, desde quem está se familiarizando com os halteres até os mais disciplinados nos treinos carregam uma dúvida em comum: afinal de contas, como ganhar massa muscular? Muita gente associa o fortalecimento dos músculos exclusivamente à prática de exercícios físicos intensos, como levantamento de peso. Mas a ciência tem revelado que esse senso comum pode estar equivocado.
Pesquisadores estão comprovando que outras modalidades esportivas, além do conhecido treino de força, podem ser muito benéficas para o ganho de massa muscular. E mais: o que vai no prato dos praticantes também tem se mostrado importante quando o objetivo é tonificar o corpo.
A seguir, confira quais foram essas descobertas, que podem contribuir com quem busca uma melhora no desempenho muscular:
Conteúdo
- 1 Como ganhar massa muscular?
- 1.1 Exercícios aeróbicos, como corrida, podem ajudar no ganho de massa muscular
- 1.2 Quanto maior a distância percorrida em uma corrida, maior o ganho de massa muscular
- 1.3 Suplementar proteínas pode auxiliar no ganho de massa muscular
- 1.4 A dieta cetogênica pode ser aliada no desempenho de exercícios anaeróbicos para o fortalecimento de músculos
Como ganhar massa muscular?
Não caia em fake news: confira o que a ciência já identificou que pode te aproximar – ou afastar – desse objetivo nos treinos.
Exercícios aeróbicos, como corrida, podem ajudar no ganho de massa muscular
Verdade. Segundo pesquisadores, a prática de exercícios aeróbicos como a corrida pode influenciar na recuperação de lesões e no combate à perda de massa muscular ligada ao envelhecimento. Nesse tipo de atividade física, a capacidade regenerativa dos tecidos é aprimorada. Entretanto, os estudos investigados foram feitos em camundongos, e ainda é preciso esclarecer os efeitos em seres humanos.
Quanto maior a distância percorrida em uma corrida, maior o ganho de massa muscular
Mito. Não é a distância que pode afetar a massa muscular, mas sim a intensidade de cada corrida. Cientistas compararam a performance de 30 corredores amadores que correram 10, 21 ou 42 km. Como resultado, todos os grupos experimentaram aumentos significativos nos marcadores de dano muscular, e quanto maior a distância, maior o dano conforme o passar do tempo. Por outro lado, uma corrida com um trajeto menor, mas com maior intensidade, pode ser mais assertiva para o fortalecimento muscular.
Suplementar proteínas pode auxiliar no ganho de massa muscular
Verdade. Uma revisão de estudos sugere que a suplementação de proteínas pode aumentar a massa muscular e o desempenho quando há um estímulo de treinamento adequado, ou seja, que tenha frequência e duração constantes, por exemplo. Além disso, para fazer essa suplementação, a ingestão dietética precisa ser consistente com as recomendações nutricionais em indivíduos fisicamente ativos.
Assista: Devo tomar suplementos depois do treino?
A dieta cetogênica pode ser aliada no desempenho de exercícios anaeróbicos para o fortalecimento de músculos
Mito. A dieta cetogênica é conhecida por ter um baixo teor de carboidratos, o que pode ser útil para algumas pessoas, mas não para todas. Isso porque o desempenho de exercícios anaeróbicos – aqueles que trabalham diversos grupos musculares, como a musculação – é limitado pela falta de carboidratos. Ou seja, quem pratica esse tipo de exercício e adere à dieta cetogênica pode ter a performance prejudicada, diferente daqueles que seguem uma alimentação rica em carboidratos.
Para saber mais sobre como ganhar massa muscular, o Nutritotal Público Geral listou os melhores alimentos que ajudam a atingir esse resultado. Confira aqui.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.