Qual a melhor dieta para quem tem pedra na vesícula?

Postado em 28 de novembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Veja quais alimentos ajudam a prevenir o aumento de risco dos cálculos biliares

Imagine uma dor repentina no lado direito da barriga, capaz de resultar até em febre, náusea e diarreia. Esses são alguns dos sintomas associados ao surgimento da pedra na vesícula (também chamada de cálculo biliar). Mas sabia que uma boa alimentação, com acompanhamento de um nutricionista, pode ser importante na prevenção do problema? E existem certas recomendações na dieta para quem tem pedra na vesícula.

Essas dicas também valem para prevenção, pois um estudo divulgado pelo periódico The New England Journal of Medicine demonstrou que pode existir uma forte associação entre a obesidade e o surgimento de cálculos biliares. Os pesquisadores sugerem que mesmo o excesso de peso moderado pode aumentar o risco para o aparecimento de pedras na vesícula.

Por isso, é importante seguir alguns hábitos alimentares para evitar que a doença surja ou que ainda se agrave. Confira a seguir como pode ser feita a dieta para quem tem pedra na vesícula:

4 dicas de dieta para quem tem pedra na vesícula

Alguns alimentos podem contribuir com a saúde dos pacientes – enquanto outros podem agravar o problema.

Mulher sentada, de postura curvada, com as duas mãos sobre a barriga indicando desconforto

Dor forte e repentina na barriga pode indicar pedra na vesícula | Imagem: Shutterstock

Consuma mais frutas e vegetais

Um artigo publicado pelo Journal of Health Population and Nutrition sugere que um padrão alimentar saudável, rico em frutas, vegetais, grãos integrais e óleo vegetal poder estar associado à diminuição do risco de cálculo na vesícula. Segundo ele, isso se deve à alta taxa de antioxidantes, conteúdo de fibra, magnésio e vitamina C presentes nesses alimentos.

Evite doces

O consumo de açúcar, grãos refinados e refrigerantes no estudo divulgado pelo Journal of Health Population and Nutrition esteve associado a um risco aumentado de doença da vesícula biliar. De acordo com o estudo, isso pode acontecer porque o fígado está metabolizando mais colesterol devido ao aumento da insulina circulante no sangue, em resposta ao alto consumo de açúcar na alimentação. Uma saída que pode ajudar é substituir o açúcar por outros ingredientes em receitas.

Tome cuidado com as carnes vermelhas

A mesma pesquisa apontou ainda que pode haver um risco aumentado de pedra na vesícula ao se optar por uma alta ingestão de gordura, de carne vermelha e de alimentos processados dentro de uma dieta pouco saudável.

Prefira o consumo de peixes

Ainda de acordo com o estudo do Journal of Health Population and Nutrition, um efeito protetor também foi notado com o consumo de óleo de peixe e de ácidos graxos. Para os cientistas, a ingestão de peixes em um padrão alimentar saudável pode ajudar a reduzir o risco de cálculo na vesícula.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Malcom K. et al. Weight, Diet, and the Risk of Symptomatic Gallstones in Middle-Aged Women. The New England Journal of Medicine, 2019.

Jessri M. et al. Dietary Patterns and Risk of Gallbladder Disease: A Hospital-based Case-Control Study in Adult Women. J Health Popul Nutr. 2015.

Assine nossa newsletter: