fbpx


É mito ou verdade? Teste seus conhecimentos sobre as fake news em alimentação

Postado em 2 de agosto de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Confira quantas notícias compartilhadas nas redes sociais você sabe se são reais ou falsas

Na era das redes sociais, os botões de compartilhamento, likes e visualizações mostram que o mundo está cada vez mais globalizado e informado. Mas um problema grande por trás desse tipo de conteúdo são as chamadas fake news. E, inclusive, há muita fake news em alimentação.

O Ministério da Saúde, por exemplo, disponibiliza um canal de comunicações onde qualquer notícia relacionada à área da saúde por ser enviada para ser avaliada se é uma verdade ou então não passa de um grande boato.

Fake news em alimentação: teste seus conhecimentos

E você, sabe identificar se uma notícia sobre alimentação é verdade ou mito? Separamos cinco delas para testar seus conhecimentos. Vamos começar.

Mãos de pessoa colocando alimento no microondas

Será que a exposição ao micro-ondas faz mal à saúde? | Imagem: Shutterstock

Ondas radioativas do micro-ondas causam danos à saúde?

Acertou quem respondeu que essa notícia é mentira. De acordo com o Ministério da Saúde, a radiação do micro-ondas tem apenas a propriedade de cozinhar e/ou aquecer os alimentos, sem alterar a estrutura química ou molecular deles. O forno de micro-ondas emite uma forma de radiação classificada como possivelmente cancerígena para seres humanos, mas a estrutura do aparelho está preparada para que essa radiação não extravase para o ambiente externo.

Bebidas alcoólicas podem causar câncer?

Dessa vez, a afirmação é verdadeira. O consumo de bebida alcoólica de qualquer tipo favorece o desenvolvimento de câncer. O Ministério da Saúde alerta que não há níveis seguros de ingestão e quanto maior a dose ingerida e o tempo de exposição, maior pode ser o risco de câncer de mama, boca, garganta, esôfago, estômago, fígado e intestino (colorretal).

Barras coloridas nas embalagens de leite indicam que ele está vencido?

Essa afirmação é falsa. Segundo informações das empresas fabricantes de embalagens de leite, as “barrinhas coloridas” não passam de um teste de cores para controlar a qualidade de impressão dos rótulos das caixas. Além disso, existem leis rígidas que proíbem a venda de produtos vencidos.

Chá de folhas de goiaba e pitanga tem poder cicatrizante?

Essa notícia é verdadeira. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o uso desses fitoterápicos pode ajudar a tratar feridas nos pés e, inclusive, é usado até em pacientes atendidos na Rede Básica de Saúde (SUS) como uma forma complementar ao tratamento convencional.

Fatias de limão no copo podem matar?

Essa é mais uma fake news que, segundo o Ministério da Saúde, é compartilhada desde 2004. Não existe uma bactéria que fique no limão e seja completamente letal e não há nenhum embasamento científico que ateste que bebidas com uma rodela da fruta possam ser fatais.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Ministério da Saúde, 2019.

-

Assine nossa newsletter: