A maçã veio para o Brasil durante o período colonial e hoje é um alimento típico da nossa alimentação. De casca bem vermelha ou mesmo verde, assim como outros vegetais, a maçã ainda tem origem questionável, mas, acredita-se que ela veio do sul da Ásia e do Cáucaso.
Por ser mais facilmente cultivada em temperaturas amenas, ela se adaptou bem à região sul do país e, apesar de sua safra ser entre dezembro e março, as tecnologias agrícolas nos permitem comer maçã o ano todo. Se a origem é uma dúvida, algo que não é, são os nutrientes da maçã.
Confira a seguir os benefícios da maçã e qual é a mais nutritiva:
Benefícios da maçã
A maçã é uma fruta prática para ser consumida fora de casa, ajudando a manter uma alimentação saudável mesmo com uma rotina corriqueira. Ela pode ainda ser encontrada na versão seca que diminui seu tamanho, facilita o transporte, aumenta a duração, mas tem maior concentração de açúcares.
Estudos demonstram que, além de praticidade, a maçã pode oferecer saúde ao nosso corpo. Em sua composição são encontrados compostos fenólicos, substâncias com propriedades anti-inflamatórias e anti-neurodegenerativas (que protegem a saúde do sistema nervoso), redutoras do risco de doenças cardiovasculares, cânceres (como cólon e pulmão) e diabetes tipo 2.
E, além de compostos fenólicos, a maçã também é fonte de fibras, é pouco calórica e tem diferentes vitaminas e minerais. Mas, entre a fuji e a argentina, qual você deveria consumir mais?
Maçã fuji ou maçã argentina
Tanto a maçã fuji quanto a argentina são fontes de nutrientes, porém em diferentes quantidades. Na fuji, por exemplo, há mais vitamina C, ferro e menos calorias do que na argentina.
A argentina, por sua vez, tem mais fibras, conferindo saciedade por mais tempo, oferece mais energia (calorias), além de ter mais cálcio, fósforo, potássio e vitamina E. Ambas possuem a mesma quantidade de vitamina A, não sendo um nutriente de desempate.
Se você estiver em busca de um alimento que te dê mais saciedade e energia para o dia, a argentina é uma ótima opção, mas se você quiser, melhorar a ingestão de vitamina C e ferro através da alimentação, a fuji pode te ajudar mais.
Lembre-se que os alimentos não se resumem a valores nutricionais, mantendo uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais e dando preferência para alimentos da época, você terá mais saúde e seu bolso não vai pesar na hora das compras. Para comer melhor, é preciso se planejar e aprender a fazer boas escolhas para o seu dia a dia.
Você pode gostar desses conteúdos:
- Muffin de maçã para a lancheira das crianças!
- Banana é tudo igual? Conheças os diferentes tipos e seus nutrientes
- Qual é a diferença entre feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico?
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram e para mais dicas de alimentação saudável.
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências
Geană, E.-I.; Ciucure, C.T.; Ionete, R.E.; Ciocârlan, A.; Aricu, A.; Ficai, A.; Andronescu, E. Profiling of Phenolic Compounds and Triterpene Acids of Twelve Apple (Malus domestica Borkh.) Cultivars. Foods 2021, 10, 267. https://doi.org/10.3390/foods10020267
Ciência, Cultura e Comida, Faculdade de Saúde Pública da USP. Maçã: curiosidades, benefícios, usos e outras informações! 2022
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.2.