fbpx


Kino: onde encontrar e como consumir essa fruta?

Postado em 19 de maio de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça os benefícios e usos do melão africano

Já imaginou se existisse uma fruta que mistura o sabor da banana com o das frutas cítricas como o kiwi e o limão? Ela realmente existe e trata-se do kino, um parente longínquo do pepino e que tem chamado a atenção dos brasileiros pelo seu formato e gosto exóticos.

Sua origem é um tanto quanto atípica se comparada a de outras frutas: ela provém do deserto de Kalahari, localizado em países do sul da África como Angola, Namíbia e a própria África do Sul.

Ela pode ser encontrada com outros nomes pelo mundo, como kiwano e melão africano, e ganhou notoriedade devido aos seus potenciais benefícios para a saciedade e o emagrecimento. Saiba mais sobre essa fruta exótica a seguir, baseado em estudos científicos:

Kino: conheça tudo sobre a fruta africana!

Kino em cima de um caixote

Imagem: Shutterstock

Como identificar

O kino, provavelmente, é uma das frutas mais diferentes que você irá se deparar. Sua casca é repleta de espinhos e ela possui um formato oval. As cores variam entre o verde e o amarelo. Já sua polpa é gelatinosa e esverdeada, e lembra algo entre um kiwi e um pepino por conta das sementinhas brancas.

Onde encontrar o kino?

Essa fruta, de fato, é difícil de se encontrar no Brasil. Alguns mercados municipais e empórios podem ter a fruta, mas ela possui um preço elevado, já que na maioria das vezes, é importada de países como os Estados Unidos e a Nova Zelândia. Talvez seja mais fácil encontrar a semente do fruto do que o próprio alimento em algumas casas de produtos naturais.

Como consumir essa fruta?

Assim como outras frutas com polpa fresca, o kino pode ser consumido in natura, já que sua polpa agridoce é saborosa. Mas se preferir, ele pode ser usado no preparo de geleias, compotas e fazer parte de receitas como uma salada de frutas, por exemplo.

Benefícios para a saúde

Com baixo teor calórico, sabe-se que o kino pode ser uma importante fonte de vitaminas do complexo B e C, além de auxiliar na reidratação do organismo e na reposição diária de nutrientes. Pesquisadores têm estudado seu potencial para o tratamento de doenças oculares, de úlceras e da regulação da pressão arterial, mas são necessários mais estudos para comprovar a eficácia nessas áreas.

Saiba mais: descubra outras frutas exóticas e seus benefícios

Que tal conhecer mais curiosidades sobre frutas exóticas? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Mdungazi K et. al. Metabolite profile of African horned cucumber (Cucumis metuliferus E. May. Ex Naudin) fruit grown under differing environmental conditions. Scientific Reports, 2022.

-

Assine nossa newsletter: