fbpx

As 5 frutas exóticas mais nutritivas

Postado em 20 de novembro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Elas reservam grandes quantidades de antioxidantes e outros compostos benéficos para a saúde

O Brasil é um país repleto de biodiversidade na flora e fauna. E graças a isso, é possível encontrarmos espécies diferentes de plantas, sendo elas nativas ou não, do Oiapoque ao Chuí. Muitas podem ser consideradas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), enquanto outras são conhecidas como frutas exóticas. Muito nutritivas, por trás da casca e da polpa reservam grandes quantidades de antioxidantes e outros compostos benéficos para a saúde.

Aqui no Nutritotal Público Geral, você já leu a respeito de algumas delas, como o mangostão e a pitaia. Entretanto, existem muitas outras que vale a pena conhecer. A seguir, apresentamos a você cinco frutas exóticas nutritivas e suas propriedades já comprovadas pela ciência:

Frutas exóticas nutritivas

Elas podem ser encontradas em diversas regiões brasileiras.

Dovialis

Dovialis

Imagem: Reprodução YouTube

Pertencente à família Salicaceae, dovialis é um híbrido de várias espécies estrangeiras que pode ser cultivado em diversos locais Brasil afora. Parecida com um pêssego, sua polpa é suculenta, com tom avermelhado e sabor adstringente. Pode ser utilizada na fabricação de doces, geleias e sucos. Em relação aos seus nutrientes, é fonte de vitamina C e fibras, além de possuir uma alta atividade antioxidante e antocianinas na polpa e pele do fruto. Também pode ser usada como corante natural para alimentos.

Araçá-boi

Araçá-boi, uma das frutas exóticas nutritivas

Imagem: Reprodução YouTube

O araçá pertence à família Myrtaceae, e também é conhecido como goiaba-selvagem ou goiaba-brasileira, devido à sua aparência semelhante à da goiaba, mas em tons de amarelo. Pode ser encontrado entre a região que vai do estado de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Com polpa suculenta e muito ácida, não é consumido in natura, mas utilizado para a preparação de sucos, sorvetes e geleias. É fonte de vitamina C e compostos fenólicos com efeitos protetores contra danos no DNA.

Golden berry

Golden berry, uma das frutas exóticas nutritivas. <a href='https://br.freepik.com/fotos/alimento'>Alimento foto criado por azerbaijan_stockers - br.freepik.com</a>

Imagem: Freepik

Essa pequena fruta, como o nome sugere, tem coloração voltada para o dourado e possui como nome científico Physalis peruviana. Ela é considerada uma fonte significativa de compostos antioxidantes e atua no combate aos radicais livres. Pode ser consumida desidratada, como a cranberry e a goji berry. Em comparação com outras frutas, seu extrato foi considerado um dos mais nutritivos.

Mangaba

Mangaba, uma das frutas exóticas nutritivas. Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/diegopnpereira-6554361/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=5116884">Diego Patricio Diego</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=5116884">Pixabay</a>

Imagem: Pixabay

A Hancornia speciosa Gomes ou mangaba é uma fruta rica em componentes fenólicos. Encontrada nas regiões do cerrado e Pantanal, pode ser usada no preparo de tortas, musses, compotas e até sucos. Por meio de análises, foi possível descobrir que sua polpa possui mais ácido ascórbico (vitamina C) do que a laranja in natura. Além disso, é fonte de antioxidantes.

Buriti

Buriti, uma das frutas exóticas nutritivas. Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/edinaldo_maciel-5334727/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=4887936">Edinaldo Maciel edy boy</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=4887936">Pixabay</a>

Imagem: Pixabay

A Mauritia flexuosa é uma fruta mais conhecida popularmente como buriti ou miriti. Sua polpa possui propriedades nutricionais semelhantes às do pequi, e seu óleo é consumido pela população do Norte e Nordeste do Brasil de forma bruta ou refinada. O fruto é rico em carotenoides e ácidos graxos. O extrato de buriti é rico em flavonoides e compostos fenólicos importantes para a saúde.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Negri T. et al. Valor nutricional de frutas nativas e exóticas do Brasil. Laboratório de Bromatologia, Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição Universidade de São Paulo, 2016.

Maria M. et al. Bioactive compounds and antioxidant activity of fresh exotic fruits from northeastern Brazil. Food Research International, 2011.

Nely M. et al. Evaluation of antioxidant potential and total phenolic content of exotic fruits grown in Colombia. Journal of Applied Pharmaceutical Science Vol. 10, 2020.

Leia também



Assine nossa newsletter: