Ícone do site Nutritotal Para todos

O que você precisa saber sobre alimentação cetogênica

Peixes, abacate, manteiga, ingredientes que fazem parte da alimentação cetogênica

Em busca da perda de peso, muitas pessoas acabam optando por seguir as famosas dietas da moda. Vira e mexe um novo plano alimentar ganha os holofotes e bastante gente passa a querer saber como adotá-lo no dia a dia. Um dos últimos que tem atraído a atenção é a alimentação cetogênica. Embora seja indicada para ajudar no tratamento de algumas doenças, ela também pode ter influência no emagrecimento, o que vem despertando o interesse das pessoas.

E se você faz parte desse público que tem enxergado na alimentação cetogênica uma opção para o emagrecimento, vale, primeiro conhecer mais sobre ela. Um bom início é respondendo o teste a seguir, que preparamos com base em estudos científicos que investigaram o tema. Antes de aderir qualquer plano alimentar, informe-se bastante e consulte-se com um nutricionista, para adequá-lo à sua rotina. Assim, os resultados podem chegar mais rápido e com segurança, pode apostar!

Por ora, vamos responder ao quiz? Clique sobre a alternativa que considerar correta que a resposta aparecerá.

Teste: o que você precisa saber sobre alimentação cetogênica

Imagem: Freepik

1. A alimentação cetogênica é composta por:

Se você disse C, acertou. Em uma alimentação cetogênica, os macronutrientes são divididos em aproximadamente 55% a 60% de gordura, 30% a 35% de proteína e 5% a 10% de carboidratos. Especificamente, em uma dieta de 2.000 kcal por dia, os carboidratos chegam de 20 a 50 g por dia.

2. Esse tipo de dieta é, muitas vezes, indicado para pacientes que têm:

Quem respondeu A, acertou. A alimentação cetogênica com acompanhamento médico pode fornecer amplos benefícios para o tratamento da epilepsia com o potencial de não apenas suprimir as convulsões, mas também de modificar o curso da doença.

3. Em relação à perda de peso, a dieta cetogênica:

Ponto para quem disse B. A curto prazo, a dieta cetogênica pode ajudar a perder peso por conta da diminuição no consumo de carboidratos na alimentação, porém, assim como acontece com outras dietas restritivas, isso não se mantém no longo prazo.

4. A dieta cetogênica também pode ajudar pacientes com problemas de gordura no fígado. Essa afirmação é:

A resposta certa é A, verdade. A dieta cetogênica por seis dias pode diminuir acentuadamente o conteúdo de gordura hepática e a resistência à insulina. Saiba mais sobre essa relação aqui.

Leia também: Como a alimentação cetogênica pode ajudar asmáticos

Para saber mais

No vídeo a seguir do canal do Nutritotal Para Todos, a nutricionista Juliana Melo Gomes explica mais sobre a alimentação cetogênica:

Sair da versão mobile