fbpx

O que você sabe sobre cada teste para detecção de covid-19?

Postado em 1 de outubro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Faça nosso quiz e descubra a diferença entre os principais testes da doença

Grande parte dos diagnósticos das doenças é realizada por meio de exames de sangue, para medir os níveis de colesterol, glicemia e triglicerídeos, por exemplo. Mas e em relação ao novo coronavírus, qual teste é necessário para detectar se você está ou não com covid-19?

Existe uma série de testes ainda em estudo para detectar sintomas causados pelo Sars-CoV-2, mas, atualmente, três deles são usados com mais frequência no Brasil: o RT-PCR (também chamado de molecular), que pode ser feito em laboratórios e clínicas; o sorológico (mais conhecido como teste rápido), que pode ser encontrado em farmácias autorizadas, laboratórios e mutirões; e o antígeno, que é usado em hospitais. Mas nem todos podem conceber, de fato, um diagnóstico.

Quer saber mais a respeito desses testes e quando você precisa realizá-los? Faça nosso quiz a seguir e descubra algumas informações sobre eles:

Quiz: o que você sabe sobre cada teste de covid?

Escolha uma alternativa para cada uma das perguntas a seguir.

Mulher fazendo teste com cotonete, de boca aberta

Os testes RT-PCR fazem a coleta com cotonetes | Imagem: Freepik

1. Qual dos três testes NÃO é usado como a forma de diagnóstico definitiva pela Organização Mundial da Saúde (OMS)?

Acertou quem respondeu B, o sorológico. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o RT-PCR (molecular) verifica a presença de material genético do vírus, confirmando se a pessoa se encontra ou não com covid-19. Esse tipo de teste é considerado padrão-ouro, ou seja, o que possui menor probabilidade de erro. Além dele, o de antígenos também tem função diagnóstica definitiva, segundo a OMS. Já os testes rápidos (sorológicos) podem auxiliar o mapeamento da população “imunizada” (aqueles já tiveram ou foram expostos ao vírus), mas não têm função de diagnóstico.

2. Qualquer pessoa pode aplicar o teste de covid-19. Essa afirmação é:

A resposta certa é a A, mito. De acordo com a Anvisa, os testes rápidos (sorológicos) registrados para a covid-19 são de uso profissional e os seus resultados devem ser interpretados por um profissional de saúde legalmente habilitado e devidamente capacitado, conforme definido por conselhos profissionais da área da saúde e por políticas do Ministério da Saúde. Além disso, os testes não devem ser feitos por leigos.

3. Quem deve realizar os testes?

Quem respondeu a alternativa C, acertou. Os testes de covid-19 devem ser priorizados para as pessoas que sentirem sintomas como febre, tosse seca, falta de ar e dor no corpo. Porém, para que seja possível a detecção do vírus, é preciso esperar entre três a 10 dias para realizar os testes. Além dos sintomáticos, também podem realizar os testes pessoas que tiveram contato próximo com quem está diagnosticado com a doença, indivíduos com baixa imunidade e profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao vírus.

4. Qual dos fluidos abaixo é utilizado para detecção do vírus?

Se você disse D, acertou. Os testes RT-PCR geralmente utilizam secreções respiratórias, coletadas por meio de cotonetes chamados de swabs na região da garganta e nariz. Já os testes rápidos geralmente utilizam sangue ou plasma para detecção.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Testes para Covid-19: perguntas e respostas. Anvisa, 2020.

Laboratory testing for coronavirus disease (COVID-19) in suspected human cases. OMS, 2020.

Ministério da Saúde, 2020

Leia também



Assine nossa newsletter: