fbpx

Quando devo procurar um nutricionista ou nutrólogo?

Postado em 5 de julho de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Apesar de terem a mesma origem histórica, as profissões são bem diferentes

Você já deve ter ouvido falar que um profissional de saúde é a melhor pessoa para te ajudar a seguir uma alimentação saudável. Porém, nessas horas, é melhor procurar por um nutricionista ou um nutrólogo? Por causa da grafia parecida entre as palavras, muita gente acredita que as duas profissões representam a mesma coisa, mas não é bem assim que funciona.

Segundo a British Dietetic Association, a diferença entre nutricionista e nutrólogo está em dois aspectos principais: a formação acadêmica, já que o nutricionista é o profissional com graduação em Nutrição e o nutrólogo é o profissional com graduação em Medicina e especialização em Nutrição; e a prescrição de medicamentos, que é atividade exclusiva do nutrólogo.

O Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics explica que ambos os termos vieram da mesma origem, mas que, a partir de 1920, se diferenciaram: a nutrição assumiu o foco na alimentação das pessoas, enquanto a nutrologia vai mais pelo viés do bem-estar do paciente com uso de medicamentos.

A seguir, fizemos um teste baseado nessas informações para você saber, afinal, quando é hora de procurar um nutrólogo ou um nutricionista.

Teste: preciso de um nutricionista ou nutrólogo?

Nutricionista sorrindo atrás de mesa com verduras

Os dois profissionais de saúde são focados na alimentação do paciente, mas possuem diferenças | Imagem: Shutterstock

1. Uma de suas preocupações é entender os motivos que te levam a perder ou ganhar peso?

A) Sim.

B) Não, acredito que o peso possa ser consequência dos meus hábitos alimentares.

2. Você está em busca de um profissional que mude seu cardápio diário, com foco no que você deve ou não comer?

A) Não.

B) Sim.

3. Você espera sair do consultório com uma receita de medicamento em mãos?

A) Sim.

B) Não.

Resultados:

Se você marcou mais a letra A, a sugestão é que procure por um nutrólogo.. Por ter formação médica e se especializar em nutrologia, o nutrólogo busca dar um olhar clínico para a sua situação, e se for o caso, pode até prescrever medicamentos.

Agora, se sua opção principal foi a letra B, pode ser que você esteja em busca de um nutricionista. O profissional dessa área é especializado em traçar planos alimentares e orientações alimentares individualizadas para quem quer atingir um estilo de vida mais saudável, para quem busca perder peso, e até mesmo para quem precisa adaptar a alimentação por ter recebido o diagnóstico de alguma doença. Também cabe ao nutricionista fazer uma avaliação da sua composição corporal e traçar as suas necessidades nutricionais considerando todas as avaliações realizadas.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

 Referências bibliográficas:

British Dietetic Association, 2014.

Marcason W. Dietitian, Dietician, or Nutritionist?,Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, 2015.

 

Leia também