Entenda os diferentes tipos de gordura e suas respectivas quantidades diárias
Uma refeição equilibrada consiste em fontes de carboidratos, proteínas e de gorduras para manter o corpo saudável. O problema é que quando se fala em gordura, muita gente confunde seus diferentes tipos e a quantidade por dia que precisa ser consumida.
As gorduras são fontes de energia e podem ajudar nas funções cerebrais e hormonais do organismo. E de acordo com a diretriz sobre gordura da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), é possível dividir as classificações da substância em três: saturadas, insaturadas e trans. Entenda:
Conteúdo
Os tipos de gordura
Veja em quais alimentos encontrar os diferentes tipos.
Saturada
Está presente em alimentos como carne bovina, frango, leite, iogurte, queijos e ovos. A recomendação é que seu consumo seja baixo na dieta.
Insaturada
Pode ser dividida em duas: a poli-insaturada, que pode ser encontrada em peixes, óleos vegetais e linhaça; e a mono-insaturada, que pode ser obtida no azeite de oliva, por exemplo. Seu consumo deve ser moderado.
Trans
Pode ser usada pela indústria alimentícia para dar sabor e conservar os produtos. Contudo, nosso corpo não precisa dela e não devemos consumi-la. Aliás, mesmo em pequenas quantidades, a substância pode aumentar os fatores de risco de doenças cardíaca e de outras doenças.
Veja também: Zero Gordura Trans: produtos podem estar escondendo o ingrediente
E quanto de gordura por dia eu preciso?
Para saber o quanto de cada tipo da substância você precisa no seu dia a dia, preparamos um teste. Basta clicar sobre um tipo que mostramos para você a quantidade necessária dele.
Não deixe de consultar um profissional de nutrição que possa te ajudar a calcular a quantidade diária necessária para cada tipo de gordura na sua alimentação.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências bibliográficas:
Organização Mundial da Saúde, 2018.
Fats and fatty acids in human nutrition. Report of an expert consultation. FAO, 2008.
Liu A. et al. A healthy approach to dietary fats: understanding the science and taking action to reduce consumer confusion. Nutrition Journal, 2017.