fbpx

Tigela do buda: aprenda a fazer essa receita completa e nutritiva

Postado em 3 de dezembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Veja agora todos os benefícios que compõem esse prato de origem asiática

Baseada na culinária oriental, a buddha bowl, conhecida no Brasil como tigela do buda, é um prato que pode reunir vegetais, cogumelos, leguminosas, grãos, sementes, proteínas e até frutas para compor uma refeição completa dentro de uma tigela.

E por mais atraente aos olhos que a refeição pareça, ela pode ser ainda mais surpreendente em termos de nutrientes. Isso porque a combinação dos ingredientes e o ato de montar a tigela com esse cuidado podem ajudar em outra prática importante de origem do budismo: o mindful eating.

Traduzido para o português como “comer com atenção plena”, o hábito tornou-se popular para ajudar a reduzir a ansiedade e como um método de mudança de comportamento alimentar. Segundo um estudo divulgado pelo periódico Diabetes Spectrum, a alimentação consciente incentiva os praticantes a apreciarem a comida e os encoraja a confiar em suas próprias decisões.

Sabores que acalmam

O estudo diz ainda que comer com atenção plena encoraja os praticantes a viverem plenamente cada momento e a apreciarem a vida como ela é. Por isso, aprender uma receita que faça parte dessa prática pode ajudar quem busca um estilo de vida mais leve e saudável.

A seguir, a nutricionista Beatriz Valverde ensina o passo a passo da receita tradicional. Se quiser, você também pode trocar os ingredientes por outros à sua escolha para descobrir novos gostos e sensações enquanto pratica o mindful eating:

Tigela do Buda: aprenda a fazer

Mesmo rápida e com poucos ingredientes, a receita a seguir vale por uma refeição completa.

Tigela do buda sobre mesa. Ela contém alimentos como abacate, ovo cozido e tomate

Dica de alimentação saudável rápida | Imagem: Shutterstock

Rendimento: 1 tigela
Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes
1 xícara (chá) de tofu
1 abacate médio
5 folhas de couve
1 tomate
20 g de chips de batata doce
1 ovo

Modo de preparo

  1. Comece picando o tofu, o abacate, a couve e o tomate.
  2. Refogue a couve da maneira que preferir e grelhe o tofu em uma frigideira.
  3. Deixe o ovo cozinhar por alguns minutos em água.
  4. Monte a tigela conforme a sua criatividade. Se quiser, pode incluir outros alimentos como cogumelos, brotos, temperos, nozes e sementes.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Beatriz Valverde é nutricionista clínica, pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, tem dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.

Nelson J. Mindful Eating: The Art of Presence While You Eat. Diabetes Spectrum, 2017.

Leia também