fbpx

Pesquisa aponta medidas para evitar o câncer

Postado em 27 de maio de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Segundo o estudo, manter hábitos saudáveis pode prevenir até 27% dos casos de câncer no Brasil

Mesa com salgadinhos e computador e mãos, uma mexendo no computador e outra comendo salgadinho

A redução de gordura trans na alimentação é uma medida para evitar o câncer | Imagem: Shutterstock

A cura do câncer ainda é uma busca contínua de médicos e cientistas. Porém, existem comportamentos que já foram comprovados como fatores que aumentam o risco da doença e que, se forem deixados de lado, podem ajudar a evitar o câncer.

É o caso do tabagismo, consumo excessivo de álcool, excesso de peso e de gordura corporal, dieta pouco saudável e falta de atividades físicas. Juntos, eles são associados à causa de, ao menos, 20 diferentes tipos de câncer. E todos esses fatores de risco podem ser evitados.

Para se ter uma ideia, dados divulgados por um estudo publicado no periódico Cancer Epidemiology apontam que 26,5% (114.497 casos) de todos os casos de câncer e 33,6% (63.371 mortes) de todas as mortes pela doença poderiam ser potencialmente evitados pela eliminação dos fatores de risco no estilo de vida do brasileiro.

Informação para evitar o câncer

Segundo a pesquisa, algumas recomendações de prevenção do câncer poderiam ter evitado 4,5% (19,731 casos) e 6,1% (11.480 mortes) de todos os casos e mortes pela doença, respectivamente.

Ainda de acordo com o estudo, o tabagismo foi responsável pela maioria dos casos de câncer evitáveis ​​e mortes, seguido pelo alto índice de massa corpórea (IMC) e o consumo de álcool. Os casos e mortes por câncer de laringe, pulmão, orofaringe, esôfago e colorretal poderiam ser reduzidos pela metade, eliminando-se esses fatores de risco no estilo de vida.

Por isso, como prevenção, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) orienta intervenções como eliminar as gorduras trans na dieta, reduzir o consumo de sal e açúcar e adotar a prática de exercícios físicos na rotina, como caminhadas e passeios de bicicleta.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Rezende L. et al. Proportion of cancer cases and deaths attributable to lifestyle risk factors in Brazil. Cancer Epidemiology, 2019.

Instituto Nacional de Câncer (INCA), 2019.

Leia também