fbpx

Seu corpo queima mais ou menos calorias de acordo com a estação do ano

Postado em 6 de junho de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Nas quatro estações pode haver mudanças no gasto energético em repouso do seu corpo

Pessoas correndo

As estações podem afetar a quantidade de calorias queimadas | Imagem: Shutterstock

Qual é a sua estação do ano preferida para treinar? Tem quem prefira o verão para caminhar na orla da praia, enquanto outros preferem o inverno pelo fato de suar menos em meio aos exercícios. Já os amantes da primavera e do outono prezam pelo clima mais ameno.

Mas o mais curioso é que, segundo um estudo publicado pelo periódico Clinical Nutrition, as estações podem afetar também a quantidade de calorias queimadas. Para entender o processo, os pesquisadores investigaram como o gasto energético de repouso (GER) pode ser influenciado pela termorregulação no corpo.

Até então, consideravam-se características como a idade, o sexo, o índice de massa corporal (IMC) e a composição corporal para calcular esse gasto, mas o estudo quis entender como a temperatura ambiente e a aclimatação de cada pessoa estava envolvida.

Cada estação, um efeito

A pesquisa avaliou como a variação do gasto energético de repouso e de outros fatores, como composição corporal e a função da tireoide, funcionam ao longo das quatro estações do ano.

Participaram do estudo 867 voluntários saudáveis que foram divididos em quatro grupos: primavera, verão, outono e inverno, dependendo da época do ano em que foram incluídos no estudo.

Como conclusão, foi possível observar uma diferença significativa dos gastos energéticos entre os grupos, que foi mais baixo no verão, aumentou gradualmente na primavera e outono e foi mais alto no inverno, em homens e mulheres.

Porém, vale ressaltar que mais estudos são necessários para considerar essa variável no cálculo do gasto energético em repouso.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Pham DD. et al. Seasonal effects on resting energy expenditure are dependent on age and percent body fat. Clinical Nutrition, 2020.

Assine nossa newsletter: