Consumo de orgânicos pode estar relacionado a menor incidência de câncer

Postado em 28 de dezembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Pesquisa aponta que consumir mais alimentos livres de pesticidas pode ser eficaz na prevenção da doença

Bancada com diversos vegetais

Os alimentos orgânicos são mais saudáveis pois não são cultivados com agrotóxicos e pesticidas | Imagem: Shutterstock

Além de ser um incentivo aos pequenos produtores, optar pela compra de alimentos orgânicos pode fazer bem à sua saúde. Isso porque, caso sejam certificados com um selo de fiscalização, significa que eles não são manejados com pesticidas e agrotóxicos, responsáveis por resultarem em alguns casos de câncer.

Um estudo publicado no periódico JAMA Internal Medicine comparou se, de fato, os alimentos orgânicos tinham menos probabilidade de conter resíduos de pesticidas do que os alimentos convencionais, e como isso poderia estar relacionado com o risco de câncer.

A pesquisa foi feita com 68.946 participantes de nacionalidade francesa, sendo a maioria do sexo feminino e com idade média de 45 anos, que consumiam tanto alimentos orgânicos quanto não-orgânicos.

Risco eminente

Durante o processo, 1.340 casos de câncer incidentes foram identificados no período de acompanhamento de quem consumia alimentos com resquícios de pesticidas, sendo os mais prevalentes 459 cânceres de mama, 180 de próstata, 135 de pele, 99 colorretal, 47 linfomas não-Hodgkin e 15 outros linfomas.

Já no grupo de pessoas que optou pelo consumo de alimentos orgânicos, foi notado que essa alimentação pode estar inversamente associada ao risco geral de câncer. Por esse motivo, os cientistas concluíram que quando se há uma maior frequência no consumo de alimentos orgânicos, pode haver um risco reduzido de câncer.

Contudo, são necessárias mais pesquisas de cunho científico para determinar os fatores que estejam envolvidos nessa associação. Na dúvida, procure um nutricionista que possa te orientar a respeito do consumo de alimentos orgânicos.

Veja também: As maiores fake news sobre câncer

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Bauldry J. et al. Association of Frequency of Organic Food Consumption With Cancer Risk. JAMA Internal Medicine, 2018.

Leia também



Assine nossa newsletter: