Canela ajuda a controlar o diabetes? Descubra o que a ciência recomenda

Postado em 28 de fevereiro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Estudo mostrou a relação entre a especiaria e o controle do índice glicêmico em diabéticos

Mesa com canela em pau e canela em pó dentro de pote de vidro

Vale a pena fazer uso da canela no dia a dia | Imagem: Shutterstock

Um pouco de canela no seu dia pode transformar os sabores por completo. Essa especiaria de origem asiática faz parte de muitos pratos no Brasil, como bolos, tortas, cafés e até o tradicional bolinho de chuva. E além de agradar muitos paladares, há indicações de que a canela ajuda a controlar o diabetes. Recentemente, cientistas descobriram que ela pode contribuir para o controle do índice glicêmico em pacientes diabéticos.

A descoberta foi feita a partir de um estudo publicado pelo periódico Clinical Nutrition. O trabalho avaliou como a suplementação de canela na alimentação poderia colaborar com os resultados glicêmicos e lipídicos com pessoas que possuíam diabetes tipo II.

Para isso, a pesquisa acompanhou 140 pessoas em uma clínica especializada em controle de diabetes da Universidade de Ciências Médicas de Yazd, no Irã. Elas foram divididas em quatro grupos: dois recebiam suplementos de canela e outros dois um placebo durante três meses. Além disso, também eram separados de acordo com o Índice de Massa Corpórea (IMC).

Especiaria do bem

Como resultado, a suplementação de canela levou à melhora de todos os fatores antropométricos, ou seja, no IMC, na gordura corporal e na gordura visceral. Além disso, os fatores glicêmicos e ligados aos lipídios, como o colesterol, também melhoraram.

Outro fator observado foi que os pacientes com IMC basal acima de 27 foram os que apresentaram mais resultados. Com isso, os pesquisadores concluíram que a canela pode melhorar os índices glicêmicos e o perfil lipídico de pacientes com diabetes tipo II. É importante ressaltar que os resultados foram vistos com a suplementação de canela, que deve ser prescrita e acompanhada por um profissional de saúde especializado no assunto.

Agora que você sabe que a canela ajuda a controlar o diabetes, ao invés de usar açúcar para adoçar seu cafezinho, experimente usar a canela e sinta a diferença, tanto no sabor quanto na sua saúde.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Zare R. et al. Efficacy of cinnamon in patients with type II diabetes mellitus: A randomized controlled clinical trial. Clinical Nutrition, 2019.

Leia também



Assine nossa newsletter: