Teste a saúde do seu coração com o RCE

Postado em 5 de abril de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

A relação entre a sua altura e a medida da sua cintura pode ser ainda mais precisa que o IMC para calcular os anos de vida perdidos pela obesidade

Fita métrica em cima da mesa simulando um coração

Sua cintura indica a saúde do seu coração | Imagem: Shutterstock

Se você já conhece e usa o IMC para saber o risco de saúde associado à obesidade total, existe outro índice que pode ser ainda mais preciso nesse sentido. Chamado de Relação Cintura-Estatura (RCE), o termo vem do inglês Waist-Stature Ratio e calcula a relação entre a circunferência da cintura com a altura do indivíduo para avaliar os riscos ao organismo. O RCE pode, inclusive, servir como teste sobre a saúde do coração.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Presidente Prudente e Marília (SP), em colaboração com a Oxford Brookes University, na Inglaterra, apontou que tanto homens quanto mulheres com acúmulo excessivo de gordura na área do abdômen têm um risco maior de desenvolver problemas cardiovasculares.

A pesquisa verificou ainda que mesmo as pessoas que são consideradas fisicamente ativas e sem sobrepeso, mas que contam com valores de RCE perto do limite de risco, possuem maior probabilidade de desenvolver doenças no coração se comparadas com indivíduos com valores menores da Relação Cintura-Estatura.

RCE versus IMC

O estudo chegou à conclusão de quão preciso é o sistema de medida RCE se comparado ao IMC, ao menos no que diz respeito aos anos de vida perdidos por conta de maus hábitos. Outro trabalho divulgado pelo periódico PLOS One já havia realizado a comparação entre os dois sistemas de medida em pacientes fumantes e não fumantes. Os indicativos da pesquisa descobriram que as pessoas que fumam têm ainda menos anos de vida se levar em conta os cálculos do RCE, ao invés do IMC.

Se você quer descobrir os valores do seu RCE, faça o teste a seguir. Lembre-se apenas que esses valores não substituem a consulta ao médico e o diagnóstico clínico.

Teste a saúde do coração

Circunferência da cintura em centímetros (Ex.: 85cm):

Digite sua altura em centímetros (Ex.: 185cm) :

Resultado:

Menor ou igual a 0,5 representa uma pessoa saudável. Acima disso, os valores apontam um indivíduo com sobrepeso ou obeso.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Valenti V. et. Waist-Stature Ratio And Its Relationship With Autonomic Recovery From Aerobic Exercise In Healthy Men. Universidade Estadual Paulista e Oxford Brookes University, Nature, 2018.

Ashwell M. et. Waist-to-Height Ratio Is More Predictive of Years of Life Lost than Body Mass Index. PLOS One, 2014.

Leia também



Assine nossa newsletter: