Saiba como a bebida pode auxiliar na prevenção dessa doença
O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás apenas da água. Com um aroma irresistível, ele faz parte da rotina de milhões de brasileiros pela manhã, sendo fonte de nutrientes importantes para a saúde ao longo do dia.
Não é segredo para ninguém que a bebida, por ser rica em cafeína, pode ajudar a tirar o sono e dá mais energia para quem a consome. Além disso, ela pode ser aliada na busca de quem quer perder peso. Porém, um novo estudo parece ter descoberto mais um benefício potencial: o café pode ajudar no combate à gota.
Essa doença é um tipo de artrite caracterizada por vermelhidão e dor intensa em algumas partes do corpo, como os pés, joelhos e cotovelos. A condição ocorre pelo acúmulo de ácido úrico que pode ficar cristalizado nas articulações, mas parece que os cientistas encontraram uma relação positiva entre a bebida e sua prevenção.
Como o café ajuda no combate à gota?
Um estudo publicado pelo American College of Rheumatology associou os efeitos do consumo de café nos níveis séricos de ácido úrico e, em sequência, no risco de gota. Para isso, eles compararam a ingestão habitual da bebida em um grupo de população japonesa, seguindo dados fornecidos pela Universidade de Osaka.
Também foram analisados fatores como o número de dias por semana que um indivíduo bebeu café, além de exames que detectassem se havia ácido úrico elevado nos participantes. Como resultado, foi observado que o aumento do consumo de café reduziu significativamente o risco de gota na maioria dos casos avaliados.
Os resultados se mostraram promissores mesmo após o ajuste nos níveis de ácido úrico no organismo. Ainda assim, vale ressaltar que são necessários mais estudos para comprovar essa relação e que um consumo elevado de café pode ser prejudicial a outros aspectos da saúde.
Por fim, em casos de pacientes já diagnosticados com gota, é fundamental que procurem por ajuda médica e nutricional.
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram e para mais dicas sobre prevenção de doenças e alimentação saudável.
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Yuya S. et al. Coffee Consumption Reduces Gout Risk Independently of Serum Uric Acid Levels: Mendelian Randomization Analyses Across Ancestry Populations. ACR, 2022.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.