Presença massiva de junk food pode fazer com que aumente o número de jovens obesos
De competições gastronômicas a confinamentos em busca de milhões, os realities shows são uma opção de diversão e entretenimento nas telas. Porém, uma pesquisa feita no Reino Unido tem mostrado um lado preocupante desse tipo de programa para a alimentação e saúde.
Segundo um estudo publicado pelo Journal of Public Health, a exposição televisiva a alimentos ricos em gordura, açúcar ou sal na mídia, além do uso de álcool e de tabaco, pode ser considerado um fator de risco para influência dos mais jovens.
Além disso, a pesquisa também aponta que crianças e adolescentes com obesidade geralmente se tornam adultos obesos, e por isso, os cientistas sugerem que seja importante evitar desde cedo que os mais jovens experimentem tais comportamentos.
Leia também: faz mal comer olhando para o celular?
Qual o perigo por trás dos reality shows para a alimentação?
Para entender como a exposição aos programas de entretenimento poderiam influenciar o comportamento dos telespectadores, os pesquisadores avaliaram diversas categorias de produtos consumidos por participantes de realities. A primeira foi o uso real de alguém comendo uma comida rica em gordura, açúcar ou sal, ou bebendo álcool/fumando. A segunda foi o uso implícito, ou seja, uma citação de que iria consumir um desses produtos. Por fim, foram avaliados também os utensílios ligados ao consumo, como embalagens, e as marcas.
Como resultado, 98% dos realities shows apresentados ou dos intervalos comerciais inseridos neles tinham relação com a alimentação junk food, ou seja, uma alimentação rica em calorias e com baixa qualidade nutricional. 88% possuíam relação com algum tipo de bebida alcoólica e 22% com produtos derivados de tabaco. Esses dados, segundo o estudo, poderiam influenciar os mais jovens a consumirem esses produtos com uma maior frequência, desde o começo da vida adulta, o que traria piores consequências à saúde.
Concluindo, os pesquisadores acreditam que esses hábitos assistidos possam ser prejudicial, já que induzem, de forma subliminar, os espectadores a optarem por produtos que afetam a saúde, e que futuramente levem a doenças no fígado, obesidade, diabetes mellitus, entre outras complicações causadas pelo consumo de junk foods, álcool e tabaco.
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram e para mais dicas sobre prevenção de doenças e alimentação saudável.
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Alexander B. et al. Exposure to tobacco, alcohol and ‘Junk food’ content in reality TV programmes broadcast in the UK between August 2019–2020. Journal of Public Health, 2022.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.