Trocar a carne por uma porção de feijão pode ajudar a ter uma vida mais longeva
Quando se fala em proteínas, muita gente associa a palavra a alimentos de origem animal, como as carnes. Mas você já leu aqui no Nutritotal Público Geral que o consumo frequente desses alimentos pode estar relacionado às doenças do coração. Porém, você também deve ter visto em nosso site que as carnes não são as únicas fontes de proteína. E mais: alimentos de origem vegetal não só podem ser ricos nesse nutriente como as proteínas vegetais oferecem muitos benefícios à saúde.
Inclusive, elas podem estar relacionadas à prevenção no risco de doenças cardiovasculares, segundo um estudo publicado no British Medical Journal. Entenda melhor sobre o trabalho a seguir.
Os benefícios das proteínas vegetais
O estudo comparou a análise feita por mais de 32 pesquisas sobre os efeitos relacionados à ingestão de proteína total e os riscos elevados de doenças do coração.
Como resultado, foi possível concluir que a ingestão de proteínas, como um todo, pode estar ligada com uma menor mortalidade em todas as causas.
Mas além disso, o grupo de pessoas analisadas que optou pela substituição de alimentos ricos em proteína animal por fontes de proteína vegetal esteve associado a uma maior longevidade e um menor índice de doenças cardiovasculares.
Vale ressaltar ainda que mais estudos são necessários para entender o papel das proteínas vegetais na saúde do coração.
Onde encontrar?
Entre os alimentos de origem vegetal ricos em proteína, destacam-se os grãos como soja e quinoa, além de leguminosas como o feijão e a ervilha e as oleaginosas, como nozes e castanhas.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Sina N. et al. Dietary intake of total, animal, and plant proteins and risk of all cause, cardiovascular, and cancer mortality: systematic review and dose-response meta-analysis of prospective cohort studies. British Medical Journal, 2020.