Ações para minimizar o risco das toxinas também podem ser feitas em casa
Na hora da compra, sempre escolhemos os melhores legumes, frutas e verduras nas feiras, mercados e quitandas. Mas por trás das folhas verdes e cascas brilhantes desses alimentos, há um grande problema que não conseguimos enxergar: o uso de agrotóxicos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável por fiscalizar os alimentos que podem receber esses resíduos dentro do limite permitido (LMR), para que as pragas nas plantações sejam combatidas.
Entretanto, há levas desses vegetais e frutas que podem passar desse limite, e por consequência, são capazes de gerar riscos à saúde de quem os consome, podendo causar intoxicação alimentar e problemas crônicos de saúde a longo prazo.
Limpeza caseira para minimizar o risco dos agrotóxicos nos alimentos
Para minimizar o risco dos agrotóxicos, a Anvisa sugere que cada pessoa higienize bem os alimentos com água corrente e hipoclorito de sódio. Também pode ser utilizada uma escovinha ou uma bucha para ajudar a tirar os resíduos nas cascas.
Outra dica é optar por alimentos rotulados com identificação do produtor orgânico, que sejam vegetais e frutas da época e in natura. Mas não deixe de consumir esse tipo de alimento, pois o órgão também reforça que a ingestão regular de frutas, legumes e verduras pode estar associada a um menor risco de desenvolver certos tipos de câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis.
Ainda segundo os últimos dados divulgados pela Anvisa, eles passaram a monitorar o risco agudo para a saúde que cada alimento com a presença de agrotóxicos pode causar em um período de 24 horas após o consumo. Confira a seguir os alimentos com maior contaminação de agrotóxicos e seu potencial de risco agudo para a saúde, segundo o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA):
1 – Laranja – 12,1%
2 – Abacaxi – 5%
3 – Couve – 2,6%
4 – Uva – 2,2%
5 – Alface 1,3%
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2016.