Agrotóxicos nos alimentos: veja os vegetais mais contaminados

Postado em 13 de julho de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Ações para minimizar o risco das toxinas também podem ser feitas em casa

Mão feminina lavando verduras

Limpeza adequada pode ajudar a reduzir os malefícios dos agrotóxicos nos alimentos | Imagem: Shutterstock

Na hora da compra, sempre escolhemos os melhores legumes, frutas e verduras nas feiras, mercados e quitandas. Mas por trás das folhas verdes e cascas brilhantes desses alimentos, há um grande problema que não conseguimos enxergar: o uso de agrotóxicos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável por fiscalizar os alimentos que podem receber esses resíduos dentro do limite permitido (LMR), para que as pragas nas plantações sejam combatidas.

Entretanto, há levas desses vegetais e frutas que podem passar desse limite, e por consequência, são capazes de gerar riscos à saúde de quem os consome, podendo causar intoxicação alimentar e problemas crônicos de saúde a longo prazo.

Limpeza caseira para minimizar o risco dos agrotóxicos nos alimentos

Para minimizar o risco dos agrotóxicos, a Anvisa sugere que cada pessoa higienize bem os alimentos com água corrente e hipoclorito de sódio. Também pode ser utilizada uma escovinha ou uma bucha para ajudar a tirar os resíduos nas cascas.

Outra dica é optar por alimentos rotulados com identificação do produtor orgânico, que sejam vegetais e frutas da época e in natura. Mas não deixe de consumir esse tipo de alimento, pois o órgão também reforça que a ingestão regular de frutas, legumes e verduras pode estar associada a um menor risco de desenvolver certos tipos de câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis.

Ainda segundo os últimos dados divulgados pela Anvisa, eles passaram a monitorar o risco agudo para a saúde que cada alimento com a presença de agrotóxicos pode causar em um período de 24 horas após o consumo. Confira a seguir os alimentos com maior contaminação de agrotóxicos e seu potencial de risco agudo para a saúde, segundo o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA):

1 – Laranja – 12,1%

2 – Abacaxi – 5%

3 – Couve – 2,6%

4 – Uva – 2,2%

5 – Alface 1,3%

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2016.

Leia também