fbpx


Como a alimentação pode ajudar no diagnóstico de autismo?

Postado em 1 de abril de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Comportamentos à mesa podem indicar sinais do transtorno entre as crianças

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode apresentar uma variedade enorme de sintomas, o que deixa seu diagnóstico, muitas vezes, complicado. Porém, a ciência tem encontrado cada vez mais os meios de identificar o transtorno, especialmente nos hábitos nutricionais.

Segundo pesquisadores do Penn State College of Medicine, a alimentação é capaz de ajudar no diagnóstico de autismo, especialmente em comportamentos atípicos na hora das refeições.

Cerca de 70% das crianças com autismo apresentam essas mudanças de atitude à mesa, de acordo com o estudo. E tais hábitos podem incluir preferências alimentares limitadas, hipersensibilidade às texturas ou temperaturas dos alimentos, e até esconder a comida.

Diagnóstico precoce

alimentação autismo

Imagem: Shutterstock

Para os cientistas, quanto mais cedo o autismo for diagnosticado, mais cedo a criança poderá começar o tratamento com um profissional. Ele poderá aplicar várias intervenções, incluindo recompensas, para fazer mudanças positivas no comportamento dos pequenos e ensinar uma série de habilidades necessárias para cada caso.

Identificar e corrigir esses comportamentos ajuda a garantir que as crianças também estejam comendo uma dieta adequada, com os valores nutricionais indicados para a idade.

Por exemplo, uma criança que está habituada a comer apenas o mesmo alimento por conta do TEA, pode não ter uma variedade de vitaminas e minerais necessários para o crescimento adequado, e é nessa hora que um nutricionista é capaz de auxiliar pais e filhos.

Alimentação e autismo: os preferidos dos pequenos

A pesquisa também apontou quais alimentos eram os preferidos para a seletividade das crianças autistas. No topo da lista, encontravam-se produtos de grãos, como macarrão e pão, e também os nuggets de frango.

Para substituir o alimento ultraprocessado, que tal preparar em casa uma receita de bolinho de frango nutritivo? Ensinamos o passo a passo aqui.

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram e para mais dicas sobre nutrição infantil!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Susan D. et al. Atypical eating behaviors in children and adolescents with autism, ADHD, other disorders, and typical development. Research in Autism Spectrum Disorders, 2019.

-

Assine nossa newsletter: