fbpx


Atividade física + hidratação: o combo para melhorar a saúde mental dos idosos

Postado em 25 de março de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Pessoas mais velhas podem se beneficiar ainda mais dessa combinação

Existe uma fórmula capaz de melhorar a qualidade de vida da população? A ciência tenta resolver esse quebra-cabeças há anos, mas, ao menos conseguem confirmar que há um combo para melhorar a saúde mental dos idosos: atividade física + hidratação.

Pesquisadores da American Physiological Society revelaram que, após uma análise comparativa, as pessoas mais velhas que bebem água com frequência são capazes de obter mais benefícios cognitivos dos exercícios físicos.

Para chegar nessa conclusão, os cientistas observaram ciclistas com idade média de 55 anos e que participaram de um grande evento em um dia de calor. Os esportistas realizaram um teste de função executiva de “trilha”, onde precisavam conectar pontos numerados com rapidez e precisão usando papel e lápis, tanto antes quanto depois do evento.

Como resultado, após o exercício de bicicleta ser feito, houve uma melhora no teste da trilha. Portanto, foi demonstrado que apenas o exercício já seria capaz de melhorar a saúde intelectual, incluindo a função executiva. Mas ainda assim, os pesquisadores optaram por investigar a hidratação nesse desempenho.

Atividade física + hidratação = combo cognitivo

Atividade física + hidratação

Imagem: Shutterstock

A equipe de pesquisa analisou a urina dos voluntários antes do exercício e os dividiu em dois grupos – hidratação normal e desidratados – com base no estado em que estavam antes de pedalarem.

O grupo hidratado mostrou uma melhora notável no tempo de conclusão do teste de trilha após o ciclismo quando comparado ao teste pré-ciclismo.

Isso sugere que os adultos mais velhos devem adotar comportamentos de consumo adequados para reduzir a fadiga cognitiva e, potencialmente, aumentar os benefícios com a participação regular em exercícios.

Veja também: quantos copos de água tomar por dia?

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram e para mais dicas sobre nutrição e hidratação para a terceira idade!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Yates B. et al. Drinking water may help exercising seniors stay mentally sharp. American Physiological Society, 2018.

-

Assine nossa newsletter: