Estudo mostrou a relação entre a especiaria e o controle do índice glicêmico em diabéticos
Um pouco de canela no seu dia pode transformar os sabores por completo. Essa especiaria de origem asiática faz parte de muitos pratos no Brasil, como bolos, tortas, cafés e até o tradicional bolinho de chuva. E além de agradar muitos paladares, há indicações de que a canela ajuda a controlar o diabetes. Recentemente, cientistas descobriram que ela pode contribuir para o controle do índice glicêmico em pacientes diabéticos.
A descoberta foi feita a partir de um estudo publicado pelo periódico Clinical Nutrition. O trabalho avaliou como a suplementação de canela na alimentação poderia colaborar com os resultados glicêmicos e lipídicos com pessoas que possuíam diabetes tipo II.
Para isso, a pesquisa acompanhou 140 pessoas em uma clínica especializada em controle de diabetes da Universidade de Ciências Médicas de Yazd, no Irã. Elas foram divididas em quatro grupos: dois recebiam suplementos de canela e outros dois um placebo durante três meses. Além disso, também eram separados de acordo com o Índice de Massa Corpórea (IMC).
Especiaria do bem
Como resultado, a suplementação de canela levou à melhora de todos os fatores antropométricos, ou seja, no IMC, na gordura corporal e na gordura visceral. Além disso, os fatores glicêmicos e ligados aos lipídios, como o colesterol, também melhoraram.
Outro fator observado foi que os pacientes com IMC basal acima de 27 foram os que apresentaram mais resultados. Com isso, os pesquisadores concluíram que a canela pode melhorar os índices glicêmicos e o perfil lipídico de pacientes com diabetes tipo II. É importante ressaltar que os resultados foram vistos com a suplementação de canela, que deve ser prescrita e acompanhada por um profissional de saúde especializado no assunto.
Agora que você sabe que a canela ajuda a controlar o diabetes, ao invés de usar açúcar para adoçar seu cafezinho, experimente usar a canela e sinta a diferença, tanto no sabor quanto na sua saúde.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Zare R. et al. Efficacy of cinnamon in patients with type II diabetes mellitus: A randomized controlled clinical trial. Clinical Nutrition, 2019.