fbpx


Afinal, suco detox emagrece? Conheça a bebida sem fake news

Postado em 4 de novembro de 2020 | Autor: Daniel Magnoni

Famoso no mundo fitness, receita popular nas mídias sociais e questionamento constante dos pacientes de nutricionistas, o suco detox é conhecido por fazer milagres na dieta. Segundo as falácias da internet, ele possui diversos benefícios. Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, que suco detox emagrece (e de maneira rápida e eficaz) ou que a bebida pode atuar na desintoxicação do organismo.

Existem diversas teorias, sem bases clínicas ou científicas, que definem e afirmam as vantagens terapêuticas dessa modalidade de terapia nutricional, confundindo os leitores e criando uma falsa verdade. Mas o que, afinal, os sucos detox podem fazer pela saúde? Confira a seguir.

Suco detox emagrece? A realidade da desintoxicação

Basicamente, os sucos detox são feitos a partir de frutas, verduras e legumes, onde podemos encontrar uma infinita variedade de receitas, cada qual com sua suposta função e efeito favorável para manutenção da saúde. Entretanto, já é mais do que estabelecido no contexto da saúde e nutrição que não existem “superalimentos”, capazes por si só de exercer resultados na prevenção, tratamento ou cura de doenças, nem mesmo atuar “retirando impurezas” ou possibilitando a perda de gordura em curtos períodos de tempo.

A palavra “detox” é utilizada erroneamente por uma grande parcela de pessoas, dando a falsa ilusão de que este seja um processo simples e regulado pela mera ingestão de um suco rico em nutrientes.

É preciso deixar claro que o nosso próprio organismo possui a capacidade de realizar eliminação de substâncias indesejadas, por meio de processos fisiológicos refinados. Obviamente, alguns nutrientes auxiliam nesse processo, mas de modo secundário.

Além disso, o emagrecimento, o foco principal das fake news, é um tema complexo, que envolve múltiplos fatores em sua etiologia e não pode ser tratado de maneira tão simplista.

Dadas as considerações, um ponto é importante: vale ressaltar que este tipo de suco pode ser uma boa fonte de vitaminas, minerais e fibras na alimentação, que são componentes fundamentais para uma nutrição adequada.

Assine nossa newsletter: