fbpx


Como a comida ultraprocessada afeta o coração?

Postado em 29 de maio de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Esse tipo de alimento pode aumentar a gordura saturada no organismo

Sabe aquela lasanha congelada ou o pacote de pipoca de micro-ondas que quebra o galho para quem não tem tempo de cozinhar? Não é segredo para ninguém que essas e outras comidas ultraprocessadas podem contribuir com o ganho de peso e colocar a saúde em risco. Mas se ainda assim a praticidade fala mais alto, uma nova descoberta científica pode te fazer mudar de ideia definitivamente: a comida ultraprocessada é capaz de afetar diretamente o coração.

Isso é o que um estudo publicado pelo periódico inglês British Medical Journal descobriu. Os pesquisadores investigaram o efeito do consumo de alimentos ultraprocessados ​​na qualidade da dieta e no risco cardiometabólico. A seguir, confira os detalhes e como os resultados impactam na sua vida.

Lasanha no micro-ondas, comida ultraprocessada que afeta o coração

Imagem: Freepik

Comida ultraprocessada e os riscos ao coração

Na pesquisa foram analisados mais de 53 mil participantes, sendo que aproximadamente 9 mil deles apresentaram dados de registro de dieta ​​completos para o estudo ao longo de três anos.

Como resultado, os cientistas apontaram que a ingestão de alimentos ultraprocessados na alimentação diária ​​foi negativamente relacionada com a qualidade da dieta e positivamente associada com o crescimento no consumo de gorduras, inclusive em sua forma saturada, que é prejudicial para a saúde cardiometabólica.

Com isso, eles concluíram que o consumo de alimentos ultraprocessados ​​não só empobrece a qualidade da dieta como também aumenta os riscos para doenças do coração.

Nossa alimentação deve priorizar alimentos in natura ou minimamente processados, e combinando esses ingredientes é possível preparar refeições completas e deliciosas! Mesmo para quem não tem tempo ou muita habilidade na cozinha, nossa lista de receitas saudáveis pode ajudar. Ensinados por nutricionistas, esses preparos são práticos, saborosos e nutritivos, e podem fazer parte do seu dia a dia. Você pode separar um dia da semana para cozinhar e deixar tudo prontinho para os próximos almoços e jantares, que tal?

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Jennifer G. et al. Effect of ultraprocessed food intake on cardiometabolic risk is mediated by diet quality: a cross-sectional study. BMJ, 2020.

Assine nossa newsletter: