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Consumir a quantidade certa de fibras ao dia ajuda a controlar melhor o diabetes

Postado em 14 de novembro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Inclusão também pode diminuir o risco cardiovascular

Encontradas em frutas, grãos, vegetais e cereais, as fibras são as partes que acabam não sendo digeridas desses alimentos. Com isso, elas acabam passando de modo quase intacto pelo nosso sistema digestivo, ajudando na manutenção da região e no trânsito intestinal. E isso pode ser importante, principalmente, para quem busca controlar melhor o diabetes.

De acordo com um estudo publicado pelo periódico Plos Medicine, o papel das dietas ricas em fibras pode ajudar no controle glicêmico e em outros fatores de risco cardiometabólico de adultos com pré-diabetes ou diabetes.

Para entender essa relação, os cientistas examinaram estudos já existentes sobre ingestão de fibra alimentar e mortalidade, e compararam os resultados com as relações de resposta entre as fibras e o índice glicêmico. Veja as conclusões a seguir.

Moça comendo salada

As hortaliças como a alface são exemplos de alimentos ricos em fibras | Imagem: Freepik

Sob controle

Como resultado, os participantes que consumiram uma maior ingestão de fibra dietética tiveram um risco reduzido de mortalidade prematura em comparação com aqueles com menor ingestão de fibras na alimentação.

Os pesquisadores também repararam que com o aumento da ingestão de fibras pode ser evidenciada uma melhora no controle glicêmico e em outros fatores de risco para doenças cardiovasculares, como níveis de colesterol e peso corporal.

Mais fibras para controlar o diabetes

A partir das análises levantadas pelo estudo, a recomendação dos cientistas é que indivíduos com pré-diabetes e diabetes tipo 1 ou tipo 2 devem aumentar a ingestão de fibra alimentar. Como sugestão, vale substituir, por exemplo, produtos de grãos refinados por alimentos integrais.

Uma dica para aderir no dia a dia pode ser o consumo de arroz integral. Aqui no Nutritotal Público Geral contamos o segredo para preparar o alimento de forma saborosa e ainda ensinamos versões diferentes do prato, como um delicioso arroz cremoso vegano e um nutritivo arroz com brócolis.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Andrew N. et al. Dietary fibre and whole grains in diabetes management: Systematic review and meta-analyses. Plos Medicine, 2020.

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