fbpx

Consumir mais cereais integrais reduz o risco de câncer de esôfago?

Postado em 25 de julho de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Veja o que um artigo de revisão apontou

Mesa com colher de pau e muitos grãos espalhados

O consumo de grãos contribui com a saúde | Imagem: Freepik

Presentes em pães e massas, os cereais integrais fazem parte das nossas refeições diárias.  Alguns dos mais conhecidos pelos brasileiros são a quinoa, a linhaça e a aveia, famosas especialmente pelas fibras. Mas a ciência vem descobrindo que os benefícios desses grãos vão além do trânsito intestinal. Estudos apontam que o consumo de cereais integrais em uma alimentação saudável pode contribuir com a prevenção de câncer de esôfago.

Para entender seus efeitos, um artigo de revisão publicado pelo periódico Nutrition Journal avaliou a associação entre a ingestão dos grãos integrais e o risco de câncer do trato digestivo. Veja mais detalhes sobre o trabalho a seguir.

Cereais integrais x câncer

Os pesquisadores compararam os resultados de aproximadamente 35 estudos anteriormente publicados, verificando dados como a razão de risco da doença e o intervalo de confiança proporcionado entre cada pesquisa.

O artigo concluiu que um consumo frequente de grãos integrais estava inversamente relacionado ao câncer de esôfago, e também, ao câncer colorretal e gástrico.

Com isso, os pesquisadores sugerem que as diretrizes alimentares que apoiam um aumento da ingestão desses cereais em uma dieta saudável devem ser levadas em conta. Mas vale ressaltar que mais estudos são necessários para entender a associação entre cereais integrais e a prevenção de câncer de maneira mais assertiva.

E, para saber como inserir esses grãos na alimentação diária, vale consultar um nutricionista. O profissional pode fazer as recomendações adequadas para a sua dieta.

Veja também: As maiores fake news sobre o câncer

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Xiao-Feng Z. et al. Association of whole grains intake and the risk of digestive tract cancer: a systematic review and meta-analysis. Nutrition Journal, 2020.

Leia também



Assine nossa newsletter: