fbpx


Idade não é barreira para perda de peso, diz estudo

Postado em 25 de dezembro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Cientistas avaliaram pacientes obesos durante 11 anos e descobriram que emagrecer na terceira idade ainda pode evitar diversos problemas de saúde

Os anos passam depressa e, por isso, muita gente acredita que emagrecer na terceira idade é uma causa perdida. Porém, a ciência já aponta que esse tipo de pensamento pode ser equivocado, e que nunca é tarde para adotar hábitos saudáveis. Para algumas pessoas, pode ser que com o passar dos anos o pique seja menor, mas a idade por si só não é um obstáculo para a perda de peso.

Idade x perda de peso

Um estudo feito pela University of Warwick demonstrou que os idosos podem perder peso com a mesma eficácia que os mais jovens. Com força de vontade e acompanhamento médico e nutricional adequados, dá para fazer as pazes com a balança em qualquer fase da vida. Veja a seguir como os pesquisadores chegaram a essa conclusão.

Idoso se alongando

Imagem: Freepik

Sem obstáculos

Os cientistas analisaram 242 pacientes obesos entre o período de 2005 e 2016. Eles foram divididos em dois grupos: um com menos de 60 anos de idade e o outro com idade entre 60 e 78 anos.

Na análise, todos os pacientes tiveram seu peso corporal medido antes e depois das intervenções de estilo de vida administradas e coordenadas dentro do serviço de controle da obesidade.

Quando comparados, os dois grupos foram estatisticamente equivalentes, sendo que aqueles com 60 anos ou mais reduziram, em média, seu peso corporal em 7,3%. Em comparação, o grupo com menos de 60 anos diminuiu o peso até 6,9%.

Segundo a nutricionista Cristiane Verotti, isso prova que idosos não têm dificuldade para perder peso com o avançar da idade, ainda que muita gente culpe a queda de metabolismo pelo ganho dos quilinhos extras.

“Para evitar o ganho de peso com o avançar da idade, uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, carnes magras e alimentos naturais de um modo geral, assim como atividade física regular, continuam sendo a chave do sucesso”, afirma Cristiane Verotti.

Ainda segundo ela, a atividade física é fundamental com o passar da idade. “A perda de massa muscular aumenta conforme os anos vão passando e, por meio de atividade física e uma alimentação equilibrada, é possível reverter esse processo e fazer a manutenção da massa muscular dos idosos”, salienta.

Superando preconceitos

De acordo com os pesquisadores, não só o peso foi observado durante os 11 anos do estudo. Eles explicam que existem mais de 50 comorbidades relacionadas à obesidade que podem ser reduzidas à medida que perdemos peso, incluindo diabetes, doenças psiquiátricas como depressão e ansiedade, osteoartrite e outros problemas de saúde.

Por fim, os cientistas ponderam que a maior barreira está justamente no preconceito, em achar que não é possível emagrecer com uma idade avançada.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Cristiane Verotti é nutricionista especializada em nutrição clínica e esportiva. Mestre pelo departamento de Gastroenterologia da FMUSP, membro titular da BRASPEN e colunista do Nutritotal Público Geral.

Barber T. et al. Age is no barrier to successful weight loss. University of Warwick, 2020.

Assine nossa newsletter: