A receita que vai fazer até os jovens comerem berinjela

Postado em 30 de abril de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Na lasanha ou como massa de pizza, esse legume é uma opção saudável para incluir na dieta, tanto das crianças quanto dos adultos

A berinjela é um legume cultivado no mundo inteiro e consumido em receitas clássicas. Nos países árabes, a versão assada vira uma pasta chamada babaganuche. Na França, junto a outros legumes, compõe o apetitoso ratatouille. Na Itália, a região da Sicília é famosa por preparar uma caponata com o uso do ingrediente.

E no Brasil, aos poucos, a berinjela passou a fazer parte do cardápio de muitos adultos. Uma das receitas com berinjela mais conhecidas por aqui talvez seja a lasanha, uma opção nutritiva para quem é fã do prato. Porém, os mais jovens ainda se sentem receosos ao consumir o vegetal.

Um estudo feito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) avaliou o consumo de alguns vegetais por adolescentes e percebeu como o desenvolvimento de preparações saudáveis com os alimentos menos consumidos influenciou nas escolhas. Ao transformar a berinjela em uma minipizza, por exemplo, a opção foi bem aceita pelos adolescentes, sugerindo que o baixo consumo de vegetais pode ser aumentado ao incluir o ingrediente no preparo de pratos mais comumente consumidos pelos jovens, como é o caso da pizza.

Berinjela: nutritiva e versátil

A berinjela também é rica em benefícios para a saúde. De acordo com dados divulgados pelo periódico Food Chemistry, entre os nutrientes do legume estão uma abundância de vitaminas, compostos fenólicos e antioxidantes. O mesmo estudo apontou que a berinjela ainda tem potencial para o uso farmacêutico.

Outro fator importante é para quem busca emagrecer: 100g do vegetal cozido possuem apenas 19 kcal. E como ela pode substituir massas e pães, é uma opção mais leve e natural em uma dieta.

A seguir, a nutricionista Natália Lopes ensina a receita da saborosa minipizza de berinjela.

Receita com berinjela

Minipizzas com queijo, tomate e folhas em cima de tábua de madeira

Colocar berinjela na pizza é uma forma de introduzi-la na alimentação dos mais jovens | Imagem: Shutterstock

Minipizza de berinjela

Dificuldade: média
Rendimento: de 6 a 8 porções
Tempo de preparo: 45 minutos

Ingredientes
1 berinjela grande
2 col. (sopa) de azeite
1 col. (chá) de sal
1 xíc. (chá) de molho de tomate
1 xíc. (chá) de queijo muçarela ralado
Tomates-cereja
½ col. (sopa) de orégano ou folhas de manjericão

 

Modo de preparo

  1. Corte a berinjela em rodelas de 1 cm e reserve em uma vasilha com água.
  2. Em uma assadeira grande, use uma colher de sopa de azeite para untar a forma. Seque as berinjelas e tempere com sal.
  3. Na assadeira, coloque as fatias de berinjela afastadas umas das outras. Em cima de cada uma, coloque uma colherada de molho de tomate e um pouquinho de muçarela e, caso queira, o tomate-cereja. Salpique o orégano ou coloque uma folha de manjericão.
  4. Leve ao forno à 180 °C por 35 minutos ou até que a berinjela esteja macia.

Dica: utilize abobrinha para substituir a berinjela. No caso da abobrinha, não há necessidade de deixar de molho em água e o tempo de cozimento será um pouco menor.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Consultoria e receita da nutricionista Natália Lopes.

Moraes K. et al. Efeito da gastronomia na aceitabilidade de verduras por adolescentes. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2019.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), 2019.

Gurbuz N. Health benefits and bioactive compounds of eggplant. Food Chemistry, 2018.

Leia também