fbpx


Você sabe quais alimentos ajudam a manter o bronzeado?

Postado em 21 de janeiro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Faça nosso teste e veja como uma dieta rica em carotenoides pode ser uma aliada da sua beleza

Nos dias ensolarados, muita gente reserva um tempo para escolher um cantinho da casa para se espreguiçar sob a luz do sol. Porém, a busca pelo bronzeamento perfeito não depende apenas dos raios solares, pois boa parte da pigmentação da pele é resultante de uma boa alimentação.

Existem estudos científicos, inclusive, que defendem que o brilho da pele é mais comum para as pessoas que consomem vegetais com frequência. Isso porque em algumas verduras, frutas e legumes há uma substância química chamada carotenoide, que é responsável por dar a pigmentação natural aos alimentos e, consequentemente, pode influenciar no bem-estar da nossa pele.

Quer saber quais são os alimentos ricos em carotenoides e que ajudam a manter o bronzeado por mais tempo? Faça o nosso teste a seguir e descubra:

Teste: quais alimentos ajudam a manter o bronzeado?

Clique sobre a alternativa que considerar correta e confira a resposta.

Mulher segurando fatia de melancia na piscina, um dos alimentos que ajudam a manter o bronzeado

Imagem: Freepik

1. Um dos carotenoides mais conhecidos é o betacaroteno. Um alimento rico nessa substância é:




Se você respondeu C, acertou. A cenoura, assim como outros alimentos com pigmentação alaranjada naturalmente, como a abóbora e o mamão, são fontes de betacaroteno. A raiz é uma boa fonte de carotenoides, vitaminas, fibra alimentar, minerais e antioxidantes.

2. Usado como tempero para carnes, refogados, saladas e sopas, este alimento é fonte de carotenoides e antioxidantes. Trata-se do:




Ponto para quem respondeu B. O pimentão vermelho é rico em carotenoides com ação antioxidante, que desativa os radicais livres no corpo. Além disso, o vegetal pode facilitar a absorção de vitamina A, essencial para a saúde da pele.

3. Outro grupo de alimentos que é fonte de betacarotenos na alimentação inclui:




A resposta certa é a D. Alguns vegetais como o espinafre e a couve são fontes de carotenoides, incluindo o betacaroteno, por mais que muitas vezes a coloração alaranjada não apareça. Outro alimento que também é rico nessas substâncias é o coentro.

4. Mais um grupo  de carotenos que pode auxiliar a saúde da pele é o dos alimentos ricos em licopeno, que incluem:




Quem respondeu A, acertou. O licopeno pode ajudar na melhoria da função vascular e na prevenção de doenças do coração, além de ser um importante aliado para a saúde da pele. Sua coloração avermelhada está presente em alimentos como tomates, melancia, mamão e goiaba vermelha.

Relação poderosa

Agora que você já sabe como os alimentos podem contribuir com a manutenção do bronzeado, confira mais dicas de beleza e nutrição no vídeo a seguir, com a nutricionista Andrea Esquivel:

Se inscreva no canal Nutritotal Nutrição e não perca nossas novidades!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Ian S. Eating vegetables gives skin a more healthy glow than the sun, study shows. University of Nottingham, 2011.

Feng Q. et al. Advances in research on the carrot, an important root vegetable in the Apiaceae family. Horticulture Research, 2019.

Nicolly P. et al. Increasing solubility of red bell pepper carotenoids by complexation with 2-hydroxypropyl-β-cyclodextrin. Food Chemistry, 2016.

Richa P. et al. β-carotene Content of Some Commonly Consumed Vegetables and Fruits Available in Delhi, India. Journal of Nutrition & Food Sciences, 2017.

-

Assine nossa newsletter: