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4 alimentos que evitam coça-coça

Postado em 16 de julho de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Escolhas na dieta podem prevenir irritações na pele

A coceira é uma reação comum que sentimos no corpo e que pode ter causas variadas. Ela pode aparecer, por exemplo, por conta de uma reação alérgica, por uma dermatite ou pelo ressecamento da pele. Mas, qualquer que seja o motivo, fato é que o sintoma pode incomodar bastante! Cremes e pomadas costumam ser as primeiras opções para lidar com o problema, mas sabia que existem alimentos que aliviam a coceira?

A explicação está nos nutrientes que certos ingredientes contêm, e que podem proteger o organismo de inflamações e alergias. Entre eles estão a vitamina E e os ácidos graxos, que combatem a secura da pele e possíveis irritações. A seguir, veja onde encontrá-los.

Conheça os alimentos que aliviam a coceira

Pessoa coçando o braço

Imagem: Freepik

Chia

As sementes de chia são fontes de ácidos graxos como o ômega 3, necessários para a boa saúde da pele. O alimento pode ser encontrado em alguns tipos de biscoitos, pães, massas ou na forma natural, para ser consumida com iogurtes e saladas ou em receitas diferentes como nesta saborosa geleia. As sementes também podem ajudar o corpo a se recuperar da perda de água e da coceira, sintomas recorrentes da pele ressecada.

Peixes

Assim como a chia, algumas espécies de peixes como atum e salmão são fontes de ômega 3. O óleo de peixe está associado a efeitos supressivos e anti-inflamatórios que podem amenizar sintomas causados pela dermatite atópica, incluindo a coceira.

Aveia

O cereal é usado há milênios pelos nossos ancestrais como um tratamento tópico contra doenças de pele. E, de fato, o alimento pode oferecer benefícios à saúde cutânea, pois é rico em ácido linoleico, com funções antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a lidar com a coceira e outros sintomas como eczemas.

Abacate

A fruta rica em gorduras boas tem sido avaliada quanto a seu efeito antialérgico. Um estudo feito em camundongos apontou que o abacate pode ajudar a reduzir significativamente os sintomas da dermatite atópica, como coceira, eritema, edema e ressecamento. Mas pesquisas feitas em seres humanos, são necessárias para entender seu real efeito.

Mas, se por um lado há alimentos que aliviam a coceira, também existem outros comumente associados à alergia alimentar, quadro caracterizado, entre outros sintomas, pela coceira. Se o incômodo persistir, vale investigar as causas com um médico para a indicação do tratamento mais adequado.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Mohammad-H. et al. Anti-allergic effects of vitamin E in allergic diseases: An updated review. International Immunopharmacology, 2021.

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Rahman U. et al. Nutritional and therapeutic perspectives of Chia (Salvia hispanica L.): a review. J Food Sci Technol. 2016.

Ana Maria B. et al. Omega-3 Versus Omega-6 Polyunsaturated Fatty Acids in the Prevention and Treatment of Inflammatory Skin Diseases. Int J Mol Sci., 2020.

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