3 formas gostosas de incluir a chia na sua alimentação

Postado em 4 de junho de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Semente pode ajudar na perda de peso e a aumentar a saciedade

A chia é uma pequena semente que vem da planta Salvia hispanica L. e fez parte por anos da alimentação diária dos povos civilizadores do México e da Guatemala. Hoje, inserir chia na alimentação diária é um hábito aderido por muita gente, mas agora devido às suas propriedades funcionais, que podem ajudar na perda de peso e no aumento da saciedade.

Dados validados pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos EUA, apontam que duas colheres (sopa) de sementes de chia podem conter cerca de 140 calorias, 4 g de proteína, 11 g de fibras, 7 g de gordura insaturada, 18% da recomendação diária de cálcio e traços de zinco e cobre.

A chia também tem vários componentes que, quando ingeridos junto a uma alimentação rica em vegetais, podem colaborar para afastar o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, graças à alta concentração de ácidos graxos linoleico e alfa-linolênico (ALA) presentes nas sementes, segundo os dados da Harvard.

Como utilizar a chia na alimentação

A nutricionista Beatriz Valverde sugere que a chia pode ser acrescentada em qualquer hora do dia, mas que durante o café da manhã pode colaborar para trazer saciedade. “Você pode adicionar a chia no iogurte, logo cedo”, recomenda.

Outro ingrediente que combina com a chia, de acordo com a nutricionista, é a tapioca. “Essa é uma excelente combinação, já que a chia pode auxiliar no controle dos picos de açúcar no organismo”, destaca.

Por fim, como terceira forma de se incluir a semente no dia a dia, Beatriz sugere uma combinação clássica com frutas, salpicando as sementes. Em todos os casos, lembre-se de tomar bastante água junto ao consumo das sementes.

A seguir, a nutricionista ensina uma forma diferente para começar a incluir a chia na alimentação. Que tal uma geleia feita com o ingrediente?

Potes de geleia em vidros em cima da mesa

A geleia de chia pode fazer parte do seu café da manhã | Imagem: Shutterstock

Geleia de chia

Dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 1 dia
Rendimento: 200 ml

Ingredientes
2 col. (sopa) de chia
1 copo (200 ml) de suco natural ou suco de uva integral (use a proporção de 160 ml de suco e 40 ml de água)

Modo de preparo
1 – Junte os dois ingredientes em um pote de vidro até virarem uma mistura.
2 – Reserve o frasco na geladeira por ao menos 1 dia.
3 – Consuma a geleia com uma fatia de pão integral, bolacha de arroz ou alimento de sua escolha. Ela poderá ajudar a manter a saciedade por mais tempo no organismo.
4 – Você pode substituir o suco de uva por outro que tenha versão integral, como maçã, por exemplo.

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Beatriz Valverde é nutricionista clínica, pós graduanda de nutrição esportiva funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating tem dois artigos publicados e reconhecidos internamente sobre esses temas.

School of Public Health. Chia Seeds, Universidade de Harvard, 2019.