fbpx

Mitos e verdades sobre os alimentos que ajudam a hidratar o corpo

Postado em 16 de dezembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Descubra de que forma alimentação pode favorecer a reposição de líquidos perdida pelo seu organismo

Manter o corpo hidratado ao longo do dia é um cuidado importante para a nossa saúde. Afinal, especialmente em períodos muito quentes, a desidratação pode trazer grandes problemas. Mas, além de beber mais água, incluir alguns ingredientes podem colaborar com a hidratação. É isso mesmo: existem alimentos que hidratam o corpo, sabia?

De acordo com um estudo divulgado no periódico Nutrition Bulletin, os alimentos podem fornecer cerca de 20% das necessidade diárias de hidratação do corpo, mas há grupos alimentares que facilitam ainda mais a atingir essa quantidade.

Quer saber quais são esses grupos? A seguir, a nutricionista Roberta Lara explica alguns mitos e verdades sobre os alimentos que hidratam o corpo:

4 verdades e mentiras sobre alimentos que hidratam o corpo

É possível repor líquidos com outros ingredientes além da água.

Mesa com suco de melancia em pote de vidro e fatias de melancia. A fruta é um dos alimentos que hidratam o corpo

Deu sede? Um copo de suco de melancia ou de morango pode ajudar na hidratação | Imagem: Shutterstock

Frutas ajudam a manter o corpo hidratado

Verdade. Roberta Lara cita como exemplo duas delas: a melancia e o morango. Segundo a nutricionista, a melancia apresenta em torno de 92% de água em sua composição, com apenas 31 calorias. Essa fruta, além de ajudar na hidratação, também fornece vitaminas do complexo B, vitamina C e betacaroteno. Já o morango possui aproximadamente 90% de água e é rico em nutrientes e fitoativos, como o ácido elágico, importante antioxidante, e a fisetina, um polifenol que ajuda na memória.

Bebidas alcoólicas, por serem líquidos, ajudam na hidratação do organismo

Mito. Segundo a pesquisa publicada no periódico Nutrition Bulletin, as bebidas alcoólicas possuem efeito diurético. Por isso, na hora de se manter hidratado, só valem opções como a própria água, sucos e chás.

A água de coco é uma importante aliada para hidratar o corpo

Verdade. Roberta explica que, com alto teor hídrico, a água de coco é rica em sais minerais e tem funções que vão além da água mineral, pois serve como um importante repositor hidroeletrolítico (sódio e potássio), capaz de ajudar na manutenção celular e reforçar a hidratação corporal.

É possível se hidratar com os pratos servidos no almoço e no jantar

Verdade. A nutricionista cita como exemplo a salada de tomate como uma refeição refrescante e que ajuda a hidratar nas refeições principais. Isso porque o fruto tem 94% de água e baixo valor calórico. Outras opções para o almoço e o jantar podem incluir sopas e legumes refogados.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Roberta Lara é proprietária e responsável técnica do Instituto de Nutrição Roberta Lara. Mestre e doutora em Investigação Biomédica, na área de Concentração Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Genômica Nutricional (LABGEN) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro do Núcleo de Nutrição e Saúde Cardiovascular do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Membro do Comitê Científico Consultor Institucional Life Sciences Institute (ILSI).

Benelam B. et al. Hydration and health: a review. Nutrition Bulletin, 2010.

 

 

 

Leia também



Assine nossa newsletter: