Ícone do site Nutritotal Para todos

Aprenda a cozinhar a carne mais saudável para a ceia de Natal

carne mais saudável

Fonte: Canva

O Natal é uma celebração recheada de alimentos e quem fica com a missão de preparar a carne da ceia, sabe a responsabilidade que tem nas mãos. Mas, na hora de escolher entre peru, chester, tender, lombo e pernil, você já parou para pensar qual dessas é a carne mais saudável?

É comum que nessa festa as pessoas não se preocupem tanto com o quanto os pratos são saudáveis, mas se pudermos fazer escolhas melhores, por que não? Conheça abaixo um pouco mais das principais carnes do Natal e descubra como preparar a carne mais saudável para sua família!

De ave ou de porco?

No Natal, as carnes mais comuns da mesa são as carnes de aves e de suínos, como peru, chester, lombo, pernil e tender. As carnes suínas geralmente são mais gordurosas que as carnes de aves, mas, antes de dar spoilers sobre os aspectos das carnes, entenda um pouco mais sobre elas:

Peru

O peru é uma ave que oferece uma carne pouco gordurosa, são em média 10g de gordura  a cada 100g de carne. É uma opção interessante para a ceia, pois oferece diferentes cortes (peito, coxa, sobrecoxa) e não é tão calórica.

Além disso, é uma fonte de proteínas de alta qualidade e tem um sabor suave que agrada diversos paladares.

Chester

O chester é uma marca registrada de frango, trata-se de um tipo com uma linhagem de aves maiores e que tem um processo de criação mais controlado, recebe uma alimentação especial, cresce em um ambiente diferenciado e demora mais para ser abatido.

No Brasil ainda há um melhoramento genético para que esses frangos concentrem mais carne nas coxas e no peito. Diferente do frango comum, o chester tem menos gordura e um sabor mais suave, um ponto positivo quando pensamos na saudabilidade da carne. 

Lombo

O lombo é um corte magro e suculento de carne suína, conhecido por seu sabor delicado. Com baixo teor de gordura comparado a outros cortes suínos, tem cerca de 6,4g de gordura em 100g e é uma excelente opção para quem busca equilíbrio entre sabor e saúde. 

Pode ser preparado com temperos variados, frescos ou desidratados que realçam seu sabor e deixam a carne mais aromática.

Pernil

O pernil é um dos cortes mais tradicionais da carne suína, caracterizado por sua textura macia e sabor marcante. É um corte mais gorduroso, o que deixa a carne mais suculenta.

É versátil, pode ser servido inteiro assado, acompanhado de ervas e especiarias, ou desfiado com pimentões, formas mais típicas de apresentá-lo.

Tender

O tender é um clássico das ceias, fácil de preparar, mas é uma carne suína processada e curada, combinando quantidades elevadas de sódio e gorduras. Apesar de prático, é uma opção bastante calórica.

E quem ganha? Considerando essas 5 opções, o chester é a carne mais saudável, garantindo uma ceia leve e sem excessos para sua família. Então, que tal aprender a preparar o chester?

Carne mais saudável para o Natal: Chester

Fonte: Canva

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, misture o suco e as raspas de limão, o alho, o azeite, o sal, a pimenta-do-reino e a páprica. Reserve.
  2. Retire o saquinho de miúdos que geralmente ficam dentro da carne.
  3. Com as mãos, descole delicadamente a pele do chester, principalmente na região do peito, e espalhe parte da mistura de temperos entre a pele e a carne. Massageie o restante dos temperos sobre a superfície do chester. Coloque os ramos de alecrim e tomilho dentro da cavidade da ave.
  4. Deixe o chester marinando na geladeira por pelo menos 4 horas ou de um dia para o outro para intensificar o sabor.
  5. Depois de marinado, preaqueça o forno a 180°C por pelo menos 15 minutos.
  6. Coloque o chester em uma assadeira. Regue com o vinho branco (se for usar) e cubra com papel-alumínio. Asse por aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
  7. Retire o papel-alumínio e aumente a temperatura para 200°C. Asse por mais 30-40 minutos, ou até o chester dourar bem. Durante esse tempo, regue a ave com o líquido da assadeira a cada 10-15 minutos para evitar que resseque.
  8. Retire o chester do forno, deixe descansar por 10 minutos antes de cortar ou mudar de recipiente. 
  9. Enquanto a carne esfria, decore um refratário ou bandeja com ramos de folhas de louro e frutas, como figo e tiras de pêssegos.
  10. Coloque o chester e sirva.

Prefere outra carne? Confira essa receita de lombo suíno!

Lombo suíno com crosta de ervas e castanhas

Ingredientes

Modo de Preparo

  1. Tempere o lombo com sal, pimenta, alho, azeite e mostarda. Massageie bem para distribuir o tempero e deixe descansar na geladeira por pelo menos 1 hora (ou de um dia para o outro).
  2. Em uma tigela, misture as castanhas-do-pará picadas, as ervas frescas e as raspas de limão. Reserve.
  3. Aqueça o forno a 200°C por 10 minutos. Forre uma assadeira com papel-manteiga ou unte levemente com azeite.
  4. Em uma frigideira grande, sele o lombo em fogo alto com um fio de azeite até dourar todos os lados. Isso garante uma crosta saborosa e mantém a carne suculenta.
  5. Transfira o lombo para a assadeira. Pressione a mistura de castanhas e ervas sobre a parte superior do lombo, formando uma crosta uniforme.
  6. Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, até a crosta estar dourada e o lombo estar assado. Se necessário ficar mais tempo, cubra com papel-alumínio para evitar que a crosta queime.
  7. Retire o lombo do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de fatiar. Isso ajuda a reter os sucos e manter a carne macia.

Para acompanhar essa carne, você pode preparar uma salada de quinoa, como essa aqui.

Gostou? Dê uma olhada nesses outros conteúdos de Natal:

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais dicas de como cuidar da sua saúde!

 *Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências

CNN BRASIL. Fim do mistério: nos 40 anos do Chester, empresa divulga fotos do animal vivo.

GLOBO RURAL. Genética diferenciada e ambiente controlado: como é produzido o frango especial das festas de fim de ano.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.2.

Sair da versão mobile