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Como preparar uma ceia econômica e saudável?

Postado em 21 de dezembro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Pequenas adaptações podem ser úteis para a sua saúde e seu bolso

A ceia de Natal é o momento no qual reunimos a família para celebrar todo o amor e afeto ali presente. Porém, com a alta do preço de alguns alimentos, parece estar cada vez mais difícil preparar uma ceia econômica pelo lado financeiro e que seja farta em opções ao mesmo tempo.

Segundo dados do IBGE, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre outubro de 2020 e de 2021 acumulou uma alta no valor de 10,%, o que fez com que alimentos em geral tivessem seus preços aumentados por todo o Brasil. Entre as maiores altas, estão legumes como o pimentão e a abobrinha, que quase dobraram de preço.

Diversos fatores como as mudanças climáticas que afetaram as safras na agricultura, a pandemia de Covid-19 e o preço dos combustíveis favoreceram o aumento. Mas para não deixar de preparar o jantar natalino, indicamos a seguir algumas substituições que podem ajudar a fazer uma ceia econômica e, de quebra, saudável:

4 dicas para preparar uma ceia econômica

Cartão de crédito em cima das compras do mercado

Imagem: Shutterstock

Troque as carnes nobres pelo frango

Se você se assustou com o valor do preço do peru ou do pernil, você não está sozinho. Em média, o valor das carnes em geral teve um aumento de 19,71% em 12 meses.

Para quem não abre mão de uma proteína de origem animal, a nossa sugestão é optar pelo frango que, por mais que também tenha seu valor inflacionado no último ano, ainda é uma opção mais acessível do que as carnes nobres. O alimento é rico em proteínas, vitaminas como a B3 e minerais como ferro e fósforo, essenciais para a saúde dos músculos.

Já compartilhamos aqui uma deliciosa receita de frango perfumado que pode surpreender na ceia de Natal.

Outra sugestão é preparar um prato vegetariano, que além de poder ser mais barato, é riquíssimo em nutrientes. Aprenda a fazer um saboroso risoto de quinoa com limão siciliano.

Ao invés de bacalhau, prefira outros peixes

Em famílias com tradição portuguesa, o bacalhau costuma ser a estrela da ceia de Natal. Mas em tempos de economia, pode ser necessário fazer a troca desse peixe por outro tipo de pescado.

Em 12 meses, o valor da alta no preço do bacalhau foi de até 4,12%, enquanto outros peixes tiveram até mesmo o valor reduzido. É o caso da anchova e do dourado, que apresentaram queda segundo o IPCA.

De forma geral, esses alimentos são fontes não só de proteínas como também ômega 3 e vitamina D, que ajudam no sistema imunológico.

Prefira as frutas frescas ao invés das frutas secas na ceia econômica

No final do ano, frutas como damasco, tâmara e uva passa figuram entre as favoritas de muita gente. Mas além de serem opções menos acessíveis à população, elas também podem conter uma maior quantidade de açúcar do que outros frutos.

Por isso, a nossa sugestão é preferir frutas frescas, como a maçã que teve uma queda no preço de até 10,73% desde o ano passado, o morango que abaixou até 16,52 nesse período, e outras que são tradicionais no Natal, como o pêssego e a uva, que tiveram um aumento pequeno se comparado a outros alimentos. Combinadas com especiarias como cravo, cardamomo e canela, algumas frutas podem se transformar em sobremesas saborosas e elegantes.

Deixe o panetone de lado e prepare a sua própria sobremesa

Além do valor alto, o panetone é considerado um alimento processado e rico em açúcar. Para não deixar de ter uma sobremesa na sua ceia natalina, é melhor escolher outras opções mais saudáveis.

Uma rabanada assada que não leva leite condensado é uma saída. Ou se preferir, dá para fazer o seu próprio bolo de frutas caseiro. Aproveite o momento para fazer as receitas em família e propagar o espírito natalino.

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*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – Outubro 2021. IBGE, 2021.

TBCA, 2020.

Frances M. et al. Effectiveness of a brief behavioural intervention to prevent weight gain over the Christmas holiday period: randomised controlled trial. BMJ, 2018.

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