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Quanta proteína tem em cada tipo de carne?

Postado em 10 de maio de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Preparamos um verdadeiro ranking para você comparar os campeões no nutriente

Vários tipos de carne sobre tábua, bovina, de frango e de peixe

A Academia Americana de Medicina recomenda que um adulto consuma, no mínimo, 0,8 g de proteína diárias por cada quilo de peso corporal | Imagem: Shutterstock

Presente em todo o corpo, desde os músculos até a pele e o cabelo, as proteínas são parte essencial para o bom funcionamento do organismo. São elas que compõem as enzimas que acionam as reações químicas no nosso metabolismo e as hemoglobinas, que transportam oxigênio no sangue.

A recomendação da Academia Americana de Medicina é que cada adulto saudável consuma, no mínimo, 0,8 gramas de proteína diárias por cada quilo de peso corporal. Se você pratica exercício físico, tem alguma doença diagnosticada ou é idoso, essa necessidade pode ser ainda maior (se tem mais de 65 anos e quer saber quanto você precisa consumir, faça o teste agora). E algumas das principais fontes de proteína estão na carne de animais, como carnes bovinas, peixes, frangos e porcos.

Contudo, o teor proteico em cada tipo e corte de carne varia. Dados da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) mostram que 100 g de um contrafilé grelhado e sem gordura possui mais do que o dobro de proteínas do que a mesma quantidade de um presunto de porco cozido.

Para saber quanto de proteína tem em seu corte preferido de carne, confira o ranking a seguir.

 

Ranking de proteína para cada tipo de carne

Corte de carne (100 g) Quantidade de proteína (g)
Patinho sem gordura e grelhado 35,9 g
Lombo suíno assado 35,7 g
Contrafilé bovino sem gordura e grelhado 35,1 g
Sardinha assada 32,2 g
Peito de frango sem pele e grelhado 32 g
Alcatra bovina sem gordura e grelhada 31,9 g
Coxão duro bovino sem gordura e cozido 31,9 g
Costela suína assada 30,2 g
Fígado bovino grelhado 29,9 g
Bisteca de porco grelhada 28,9 g
Coxa de frango com pele e assada 28,5 g
Pescada branca frita 27,4 g
Atum em lata, em conserva com óleo 26,2 g
Salmão sem pele e grelhado 26,1 g
Atum fresco cru 25,7 g
Bacalhau salgado e refogado 24 g
Coração de galinha grelhado 22,4 g
Fígado de frango cru 17,6 g
Presunto sem gordura 14,3 g

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), ed. 4, 2011.

Harvard, School of Public Health. Acesso em abr. 2019.

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