Aprenda a preparar uma sopa termogênica com baixo valor calórico

Postado em 4 de junho de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Use ingredientes caseiros para preparar uma refeição rica em nutrientes

Nas noites mais frias, não há nada melhor do que preparar um prato quentinho e caseiro. E o melhor é que dá para utilizar ingredientes ricos em nutrientes nessas receitas, originando preparos saborosos, nutritivos e mais saudáveis. É o caso de uma sopa termogênica.

Quem ensina a fazer é a nutricionista Telma Domiciano. De acordo com a profissional, trata-se de um prato com baixo valor calórico, rico em vitaminas A e do complexo B, que pode estimular o sistema imunológico e tem efeito antioxidante.

“É uma boa escolha para acrescentar ao menu diário, sendo uma receita prática, leve e saudável”, explica. Confira o passo a passo do preparo a seguir:

Sopa termogênica de abóbora com cenoura e gengibre

O preparo é simples e rápido!

Tábua de madeira com bowl em cima com sopa de abóbora e gengibres ao lado

Uma opção leve para o jantar | Imagem: Shutterstock

Ingredientes:

  • 3 xíc. (chá) de água
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • 400 g de abóbora
  • 2 cenouras médias
  • 1 col. (sopa) cheia de azeite de oliva
  • ½ cebola pequena picada
  • ½ col. (sopa) de gengibre picado
  • ½ col. (chá) de noz moscada
  • Cebolinha picada a gosto

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, coloque a água com o caldo de galinha e cozinhe a abóbora e a cenoura até ferverem.
  2. Bata no liquidificador os legumes com a água do cozimento até ficar uma mistura cremosa.
  3. Em uma panela, refogue no azeite a cebola e o gengibre, depois acrescente a noz moscada.
  4. Quando a cebola estiver bem refogada, acrescente o creme de abóbora. Deixe ferver por 3 minutos e finalize com cebolinha picada.

Raiz termogênica

De acordo com um estudo publicado no periódico Metabolism: Clinical and Experimental, o consumo de gengibre está associado ao aumento do efeito térmico e, com isso, é capaz de promover a sensação de saciedade por estar envolvido no metabolismo de substancias que influenciam o bem estar, fome e saciedade.

Além disso, a pesquisa sugere que o consumo de gengibre possa ter um papel potencial no controle do peso. Mas estudos adicionais são necessários para confirmar essas afirmações.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Telma da Rocha Domiciano é nutricionista formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Saúde Publica pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp/SP) e em Naturologia pela Estratego (PB), é também autora do livro Culinária social – 100 receitas nordestinas para hospitais, indústrias e escolas. @nutri_telmadomiciano

Muhammad S. et al. Ginger consumption enhances the thermic effect of food and promotes feelings of satiety without affecting metabolic and hormonal parameters in overweight men: A pilot study. Metabolism: clinical and experimental, 2012.

Assine nossa newsletter: