Aproveite os benefícios da avelã em uma versão mais saudável do doce
De origem italiana, o creme de avelã é uma receita muito apreciada pelos brasileiros, em especial no café da manhã. A mistura é passada em pães, torradas, biscoitos e fatias de bolo. Mas apesar do sabor que agrada a maioria dos paladares, o doce esconde altas quantidades de açúcar e de óleo de palma, e ambos podem ser prejudiciais à saúde.
Em contrapartida, a outra matéria-prima da pasta é a avelã, uma oleaginosa que oferece benefícios à saúde. Um estudo divulgado na Revista do Centro Universitário Ingá, no Paraná, apontou que o uso de oleaginosas pode ser favorável para a redução de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e até de câncer, além de não afetar o desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2.
E para aproveitar os benefícios da avelã, sem o uso do óleo de palma e do açúcar, a nutricionista Beatriz Valverde ensina a seguir uma receita de creme de avelã mais saudável para a garotada:
Receita de creme de avelã sem açúcar
O doce é um ótimo acompanhamento para rechear pães e quitutes como bolos e doces para festas.
Rendimento: Um vidro de 250 g
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes
200 g de avelãs
1 e ½ colher (sopa) de óleo de coco
1 e ½ colher (sopa) de cacau 100% em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Modo de preparo
1 – Pré-aqueça o forno a 150 °C
2 – Em uma assadeira, coloque as avelãs. Deixe no forno por 15 minutos, mas sempre observando até a pele delas começar a escurecer.
3 – Enquanto isso, pegue um pano e molhe. Deixe-o úmido. Assim que os 15 minutos se passarem, jogue as avelãs no pano e feche.
4 – Esfregue as avelãs para que a pele ressecada saia com a umidade do pano. A maioria precisa estar sem a pele, mas caso seja impossível tirar de algumas, não tem problema. Coloque todas no multiprocessador.
5 – Processe as avelãs por 10 minutos, e de minuto em minuto, vá misturando para que elas não grudem embaixo.
6 – Adicione o óleo de coco, misture mais um pouco até ficar homogêneo.
7 – Em seguida, adicione o cacau em pó e o extrato de baunilha e misture até dar liga. Está pronto, é só se servir!
Dica: Conserve a mistura fora da geladeira, em local arejado, em um recipiente de vidro tampado. Pode durar até 15 dias.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Beatriz Valverde é nutricionista clínica, pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, tem dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.
Pereira A. et al. BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE ASSOCIADOS AO CONSUMO DE OLEAGINOSAS. Revista UNINGÁ, 2016.