Como identificar fake news sobre alimentação?

Postado em 20 de outubro de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Te ajudamos a não cair nos boatos que circulam por aí

Com apenas um clique, uma notícia pode viralizar nas redes sociais. E muitas delas, infelizmente, são baseadas em achismos e crenças que podem acabar trazendo desinformação a quem as lê. São as famosas fake news, ou notícias falsas. E nem a nutrição está livre delas.

Fake News sobre alimentação | Imagem: shutterstock

Alguns exemplos comuns de notícias falsas incluem o boato de que limão no copo pode matar ou que quando gripados, não podemos comer alimentos gelados. Mas você sabe como identificar fake news?

Existem diversos fatores que podem te ajudar a reconhecer uma informação fake. Para não cair nesses mitos, confira nossas dicas a seguir:

Como identificar fake news? 8 passos para não cair em mitos sobre alimentação

Verifique a fonte

Geralmente as mensagens acompanham links, então, certifique-se de que a fonte é confiável. Além do próprio Nutritotal Para Todos, listamos abaixo alguns sites confiáveis:

E quando o texto não acompanhar um link ou a fonte, pesquise sobre o assunto. Se houver algum desses sites falando sobre, leia e verifique se as informações fazem sentido.

Extremismos e milagres

Desconfie de recomendações que parecem solucionar um grande problema, pois não existe um único alimento que poderá te trazer total saúde ou curar doenças.

O que existem são hábitos alimentares saudáveis que, combinados a um estilo de vida saudável (ou seja, prática de esportes, boas horas de sono, entre outros), podem contribuir para uma melhora na qualidade da sua saúde.

Quantidades

Recomendações e orientações nutricionais que carregam quantidades são muito específicas e, geralmente, não são válidas para todas as pessoas.

Por exemplo: “comer três castanhas-do-pará ao dia é o ideal para adquirir a quantidade recomendada de selênio”. Nem sempre essa quantidade é o que seu corpo necessita, então faça uma consulta com um nutricionista antes de aderir a números que podem não ser os ideais para você.

Dieta “X”

Nem toda dieta que sai na internet tem por trás um nutricionista ou profissional capacitado que a elaborou. Antes de iniciar uma nova dieta como a que deu certo para algum conhecido, informe-se através de uma consulta com um nutricionista ou pesquise em alguma das fontes que citamos para verificar se a dieta tem mesmo embasamento científico.

Veja alguns mitos e verdades sobre as dietas da moda

Dr. Fulano

Não dissipe informação sobre saúde e alimentação porque na mensagem veio o nome de um médico ou nutricionista. Pesquise e confirme se, de fato, o profissional citado escreveu sobre determinado assunto.

E, se ele escreveu, confira qual base ele usou para comentar ou recomendar tal orientação, se tem formação na área da saúde ou só assume o título de doutor para dar mais visibilidade ao seu conteúdo.

Confira a data

Os estudos e pesquisas estão sempre trazendo novas respostas sobre alimentação. A ciência não é atemporal, por isso, verifique a data da notícia, pois, o que era verdade ano passado, hoje pode já não ser mais.

Não se limite ao título

Leia todo o conteúdo para ter certeza de que o que está proposto no título é confirmado pelo restante do texto e se a fonte é confiável também.

Leia com atenção

Erros de português podem ser cometidos por todas as pessoas, mas fake news geralmente são elaboradas por pessoas sem conhecimento prévio no assunto e têm maior probabilidade de cometerem erros na escrita.

Não compartilhe!

Se algum dos pontos acima, após verificados, colocarem uma pulguinha atrás da sua orelha, não compartilhe! Outras pessoas podem não ter o mesmo conhecimento que você ganhou aqui, podendo disseminar por aí uma notícia falsa e uma orientação que pode ser prejudicial à saúde. Não basta só saber como identificar fake news, também é necessário quebrar o ciclo delas!

Compartilhe apenas informação de qualidade, combinado? Uma dica é este vídeo do médico Dan Waitzberg, diretor do Nutritotal, que desmistifica as maiores notícias falsas sobre o câncer:

Fonte:

Equipe Nutritotal – composta por profissionais especializados em nutrição clínica e em divulgação científica.

Assine nossa newsletter: