fbpx


Quais destes alimentos ajudam a prevenir o câncer de próstata? Faça o teste e descubra

Postado em 5 de novembro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Nutrição é um fator importante para afastar a doença

O câncer de próstata é um dos tumores mais predominantes do mundo ocidental. Só no Brasil, a doença acomete mais de 65 mil homens por ano, conforme aponta o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Além de fatores genéticos, suas causas estão associadas ao estilo de vida, e isso inclui os hábitos alimentares. Mas se por um lado há alimentos que contribuem para o aparecimento da doença, por outro existem aqueles que podem afastá-la. E se você quiser saber como prevenir o câncer de próstata, vale ficar atento a esses aliados nutricionais.

Mas quais são eles? Preparamos um quiz para você avaliar seus conhecimentos sobre o assunto. Para te ajudar, já adiantamos que alimentos como carnes vermelhas e processadas, leite integral, manteiga e queijos gordurosos devem ser evitados para se proteger da doença. Além disso, moderar na bebida alcoólica e parar de fumar também ajudam. Agora, para saber no que investir na alimentação, escolha uma alternativa para cada uma das perguntas a seguir e mostramos a resposta certa. Boa sorte!

Teste: você sabe como prevenir o câncer de próstata por meio da alimentação?

A ciência já mostrou alguns ingredientes que afastam o risco da doença. Com base nos estudos elencados no final do post, elaboramos as perguntas e respostas que você confere a seguir. Clique na opção que julgar correta e veja as explicações. Vamos começar?

Fita azul e bigodes de papelão

A campanha Novembro Azul alerta para a prevenção do câncer de próstata | Imagem: Freepik

1. Rico em licopeno, substância que ajuda na função vascular e prevenção de doenças do coração, este alimento pode ser aliado na prevenção do câncer de próstata. Trata-se do:

A resposta certa é a B, tomate. Uma alta ingestão de alimentos vegetais contribui com a saúde e de quebra pode ajudar a proteger o organismo contra o câncer de próstata. Em especial, o uso de tomate cozido em preparações culinárias oferece esses benefícios.

2. Outros alimentos que podem ser importantes na dieta preventiva da doença são os vegetais crucíferos. Fazem parte desse grupo a seguinte dupla:

Ponto para quem respondeu a alternativa A, brócolis e couve-flor. Os vegetais crucíferos são enriquecidos com vários componentes químicos com propriedades antiproliferativas e antitumorigênicas. Ou seja, o consumo desses vegetais é benéfico à prevenção do câncer e, também, para muitos processos biológicos do corpo.

3. Esta bebida é rica em fitoquímicos e polifenóis, e seu efeito é bastante estudado no que diz respeito à prevenção de tumores na próstata. Estamos falando do:

Acertou quem respondeu a alternativa C, chá verde. A bebida parece ser promissora em termos de efeitos quimiopreventivos e terapêuticos contra o câncer de próstata. Isso se deve graças à presença de substâncias como a quercetina, que possui ação anticâncer. Mas ainda são necessárias mais evidências.

4. Um alimento típico do nosso país, como o nome sugere, é a castanha-do-brasil. Ela é rica em um nutriente que tem sido estudado por conta de seus efeitos preventivos contra o câncer. Trata-se do:

Se você disse D, selênio, acertou. Estudos indicam que existe uma relação inversa entre os níveis de selênio sérico e o risco de câncer de próstata, mostrando que o nutriente pode ser importante para a prevenção da doença. Porém, são necessários mais estudos para compreender os reais efeitos.

Nosso colunista Maurício Verotti, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, já falou sobre o assunto neste texto. Confira e evite as fake news sobre câncer!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Câncer de próstata. INCA, 2020.

Vanessa E. et al. Adherence to Dietary and Lifestyle Recommendations and Prostate Cancer Risk in the Prostate Testing for Cancer and Treatment (ProtecT) Trial. Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, 2014.

Kendra J. et al.The Epigenetic Impact of Cruciferous Vegetables on Cancer Prevention. University of Alabama, 2016.

Yasuyoshi M. et al. Anti-Cancer Effects of Green Tea Polyphenols Against Prostate Cancer. Molecules, 2019.

Cui Z. et al. Serum selenium levels and prostate cancer risk. Medicine, 2017.

Assine nossa newsletter: