fbpx


Conheça alimentos ricos em purinas e que podem elevar o ácido úrico

Postado em 17 de janeiro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Saiba como evitar a gota e outras doenças causadas pelo excesso do ácido

Você já ouviu falar em purinas? Elas são componentes importantes, presentes em nosso DNA, que podem se transformar em ácido úrico no organismo. Por esse motivo, é preciso tomar cuidado para que seus níveis não se elevem, pois poderia provocar doenças como a gota e a hiperuricemia.

Um estudo publicado no periódico Nutrition, Metabolism, and Cardiovascular Diseases aponta que uma dieta rica em proteínas normalmente contém também grandes quantidades de purinas, e que é preciso tomar cuidado com os efeitos que os alimentos ricos em purinas podem causar no organismo de quem já possui quantidade de ácido úrico elevada.

Separamos a seguir alguns alimentos ricos em purinas para você ficar de olho na hora de consumi-los. Lembre-se, contudo, de consultar um nutricionista antes de fazer qualquer mudança no seu plano alimentar.

Alimentos ricos em purinas

As purinas podem se transformar em ácido úrico no nosso organismo, por isso é importante ficar de olho nos alimentos que as contêm em grande quantidade, como os listados a seguir:

Mesa com carnes e copos de cerveja, alguns dos alimentos ricos em purinas

Bebidas alcoólicas que passam por processo de fermentação influenciam no controle do ácido úrico | Imagem: Shutterstock

Carnes

Elas são uma das principais fontes de purinas, segundo uma pesquisa divulgada no Annals of the Rheumatic Diseases. O consumo elevado de purina presente nesse grupo alimentar pode causar um aumento na recorrência de ataques de gota por quase cinco vezes entre os pacientes que já têm a doença.

Frutos do mar

Não somente as carnes vermelhas são alimentos ricos em purinas, como também os frutos do mar podem conter altos níveis desse componente. Um estudo do New England Journal of Medicine avaliou que esses alimentos, quando consumidos em excesso, também estão associados a um risco aumentado de gota. A doença provoca dor e inflamação nas articulações, justamente pelo acúmulo de ácido úrico depositado nesses locais.

Vísceras

Muita gente torce o nariz quando se fala no consumo de vísceras, tanto de carne bovina quanto de peixes. Mas segundo um estudo publicado pelo periódico PeerJ, essas partes também podem contar com altas quantidades de purinas.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Villegas R. et al. Purine-rich foods, protein intake, and the prevalence of hyperuricemia: The Shanghai Men’s Health Study. Nutrition, Metabolism, and Cardiovascular Diseases, 2012.

Zhang Y. et al. Purine-rich foods intake and recurrent gout attacks. Annals of the rheumatic diseases, 2012.

Choi H. et al. Purine-Rich Foods, Dairy and Protein Intake, and the Risk of Gout in Men. New England Journal of Medicine, 2004.

Likun R. et al. Optimization of extraction conditions and determination of purine content in marine fish during boiling. PeerJ, 2019.

Assine nossa newsletter: