Vitaminas: Usar suplemento pode prejudicar os rins?

Postado em 10 de março de 2023

Saiba quais suplementos prejudicam mais os rins e os riscos dos excesso nutricionais

Você faz uso de algum tipo de suplemento de vitaminas e minerais? Os suplementos podem ajudar a obter os nutrientes que precisamos no dia a dia, principalmente para quem não consegue consumir as quantidades ideais através da alimentação.

No entanto, mesmo que muitos suplementos não exijam prescrição, é importante usá-los com cautela e com orientação profissional para não colocar sua saúde em risco.

Para quem já tem doença renal crônica, por exemplo, um problema de saúde que leva à falhas no funcionamento dos rins, os profissionais de saúde recomendam evitar o uso de suplementos proteicos, não havendo ressalvas até o momento sobre o uso de outros tipos.

Mas será que há riscos? Pesquisadores decidiram responder essa pergunta aprofundando os efeitos de outros suplementos sobre a doença renal crônica e descobriram que, além dos suplementos de proteína, outros tipos podem levar pessoas saudáveis a desenvolver problemas nos rins.

suplementos e problemas nos rins

Os suplementos que prejudicam os rins

Na pesquisa, mais de 13 mil pessoas foram questionadas sobre o uso de suplementos, revelando uma lista com 46 tipos diferentes. Entre eles havia aloe vera, aminoácidos e proteínas, ginseng e ginseng vermelho, fitoterápico e extrato vegetal, chlorella/spirulina, ômega-3, probióticos e vitaminas e minerais.

A ingestão de suplementos de vitaminas e minerais foi a mais alta entre as categorias, seguida de ômega-3 e ginseng. Mas, desse ranking apenas 1 tipo mostrou ter maior relação com o desenvolvimento de doença renal crônica: o ginseng e o ginseng vermelho.

O uso de suplementos de aminoácidos e proteínas e fitoterápicos de berry (à base de frutas como amora, framboesa, cereja e mirtilo) também aumentaram a prevalência da doença, porém esse aumento não foi significativo. E um destaque interessante vai para os suplementos de probiótico que, ao contrário desses, diminuiu a prevalência da doença renal crônica.

O que é Ginseng?

O ginseng, que foi o mais apontado nesse estudo como suplemento de risco para doença renal crônica, é uma planta medicinal com propriedades antioxidante, anti-inflamatória e moduladora da pressão sanguínea e do metabolismo.

Apesar de tantos benefícios, como observado, seu uso pode apresentar riscos, principalmente quando consumido em grandes quantidades.

Vitaminas, minerais, proteínas e saúde renal

Mesmo que nesse estudo a suplementação de vitaminas não tenha apresentado risco para os rins, assim como outros nutrientes, elas têm quantidades recomendadas para cada fase da vida. E, diferente do que se pode pensar, consumir mais do que o recomendado não trará benefícios à sua saúde, mas sim prejuízos.

Algumas vitaminas em excesso no organismo podem levar a toxicidade, causando sintomas variados como diarreia, perda de apetite, queda capilar, fraqueza muscular, náusea, vômitos, urina alaranjada, entre outros.

Para os rins, os excessos nutricionais mais arriscados são de proteínas que levam a disfunção renal, vitamina D que pode causar pedras nos rins (cálculos renais) e cálcio que também leva a formação de cálculos e insuficiência renal.

Como usar suplementos?

Para sua segurança e prevenção de doenças, o ideal é buscar ajuda profissional para o uso de suplementos. Você pode duvidar, mas uma alimentação equilibrada pode conferir todos os nutrientes que o seu corpo precisa, tornando desnecessário o investimento em suplementos alimentares.

Além disso, alguns suplementos podem interagir com medicamentos, inibindo ou aumentando o efeito deles, por isso, como cada corpo é único e cada indivíduo tem seus objetivos, converse com o seu nutricionista e siga as orientações para não afetar a sua saúde.

Você também pode gostar:

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais dicas e curiosidades!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências

SAMPAIO, L.R., org. Avaliação nutricional. Salvador: EDUFBA, 2012, pp. 23-47.

Fang, Y.; Lee, H.; Son, S.; Oh, S.; Jo, S.-K.; Cho, W.; Kim, M.-G. Association between Consumption of Dietary Supplements and Chronic Kidney Disease Prevalence: Results of the Korean Nationwide Population-Based Survey. Nutrients 2023, 15, 822. https://doi.org/10.3390/nu15040822

Assine nossa newsletter: